POLÍCIA
Secretário diz que não há guerra de facções no Acre e fala de fake news, mas vídeos comprovam insegurança
Invasão a bairro de Rio Branco, mortes e tiroteios em diversas regiões marcaram os últimos dias da capital acreana. Mesmo assim, segundo o secretário de Justiça e Segurança Pública do Acre, Paulo Cezar, não há guerra de facções atualmente no estado.
A fala do secretário ocorreu durante uma coletiva de imprensa na manhã desta quarta-feira (30), que tratava sobre a propagação de notícias falsas nas redes sociais a respeito de organizações criminosas.
“Descartamos uma guerra de facções no Acre. As análises feitas por nossa inteligência descartam uma guerra”, disse o secretário.
Em entrevista a um canal de TV local, o secretário também disse que é muito cedo para afirmar que os acontecimentos dos últimos dias têm ligação com uma suposta guerra de facções.
“É prematuro ainda qualquer análise nesse sentido e os órgãos de inteligência estão reunidos diariamente para analisar essas informações e munindo as forças de segurança no sentido de dar uma resposta”, disse Cezar à Rede Amazônica.
Em um vídeo, o secretário disse que as forças de segurança estão nas ruas para enfrentar a criminalidade. “A Polícia Civil e o Ministério Público estão deflagrando uma série de investigações que resultarão na prisão de infratores. É importante ressaltar também e levar ao conhecimento da sociedade que algumas notícias que estão sendo veiculadas não retratam efetivamente a realidade.”
Paulo Cezar complementa dizendo, no vídeo, que não ocorreram tiroteios na cidade, apenas disparos de armas de fogo em um único bairro da capital e descartou um suposto “toque de recolher” no âmbito estadual. Ele ainda disse que não houve invasão em instituições públicas ou privadas, reforçando o que foi dito pelo presidente da Fundação Hospitalar do Acre (Fundhacre), mesmo que duas pessoas suspeitas armadas tenham sido vistas no hospital, segundo a direção. “A Segurança está na rua através das forças estaduais e federais, e constatam cumprindo o seu papel”.
Verdadeiro ou falso?
Durante a coletiva, matérias jornalísticas veiculadas por diversos sites do estado foram tratadas como inverdades pela Segurança Pública. Entre elas, estava a postagem do Na Hora da Notícia “Noite de terror em Rio Branco tem invasão no Rosa Linda, assaltos e vários tiroteios na Baixada da Sobral“.
No entanto, a matéria assinada pelo repórter Ithamar Souza e publicada na terça-feira (29) contém imagens que comprovam os ocorridos relatados.
Um deles é a invasão no Residencial Rosa Linda na noite de segunda-feira (28). O vídeo e o áudio comprovam disparos de armas de fogo e mostram pessoas correndo. Além disso, a polícia confirmou a veracidade do vídeo e que a PM recebeu pelo menos 10 pedidos de urgência na região. Nenhum suspeito foi preso.
A mesma matéria mostra um assalto no Tonheiros Bar, no bairro Tucumã, também na segunda (28). Quatro jovens foram assaltados por dois bandidos. Um deles estava armado e, durante a fuga, atirou na rua. A informação apurada pelo Na Hora da Notícia é que os bandidos foram identificados e pertences foram recuperados.
Às 22h da segunda (28), dois homens armados efetuaram disparos de arma de fogo no cruzamento de duas ruas do bairro Ayrton Senna, na Baixada da Sobral. Tudo foi registrado por um circuito interno de câmeras de segurança na região e mostra todo o ocorrido, a data e o horário.