POLÍCIA
“Soldados da Usura”: Operação desarticula organização criminosa com ramificações em seis estados, incluindo o Acre

Uma operação conjunta entre o Ministério Público de Rondônia (MPRO) e forças de segurança de seis estados, incluindo o Acre, desmantelou uma organização criminosa que atuava em esquema de agiotagem, extorsão e lavagem de dinheiro. A ação, batizada de “Soldados da Usura”, resultou na prisão de nove servidores públicos, entre policiais militares e bombeiros, e na emissão de 42 mandados de busca e apreensão.
A quadrilha, com ramificações em Rondônia, Acre, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo, lucrava com empréstimos ilegais a juros exorbitantes e utilizava violência e ameaças para cobrar as dívidas. As investigações iniciaram a partir de denúncias da Corregedoria-Geral da Polícia Militar de Rondônia, que identificou indícios de crimes de usura e extorsão praticados por policiais militares.
A operação, que mobilizou mais de 200 pessoas, incluindo promotores de Justiça, policiais civis e militares, peritos e servidores do MPRO, apreendeu bens e valores que totalizam R$ 73.655.246,00. Entre os bens apreendidos estão imóveis, veículos de luxo, cotas sociais de empresas e até uma draga de extração de ouro no Rio Madeira.
O nome da operação, “Soldados da Usura”, faz referência ao modus operandi da organização criminosa, que se utilizava de força, ameaças com armas de fogo e violência física para explorar e expropriar suas vítimas.
A operação “Soldados da Usura” demonstra a importância da cooperação entre os órgãos de segurança e o Ministério Público para combater o crime organizado e proteger a sociedade. As investigações continuam em andamento para identificar e responsabilizar todos os envolvidos no esquema criminoso.
