POLÍCIA
Suspeito da morte de ex-prefeito Gedeon Barros é assassinato na Bolívia

Rio Branco, AC – Antônio Severino de Souza, conhecido como “Pirata”, apontado como um dos suspeitos de envolvimento no assassinato do ex-prefeito de Plácido de Castro, Gedeon Barros, foi morto a tiros na noite desta terça-feira (3) em território boliviano.
As informações preliminares, divulgadas pelo portal IP Comunicação Online, indicam que “Pirata” foi surpreendido por indivíduos não identificados, que efetuaram os disparos. Ele faleceu no local antes da chegada de qualquer socorro.
Embora as autoridades bolivianas ainda não tenham feito uma confirmação oficial da identidade da vítima, fontes próximas à investigação no Brasil afirmam que se trata do mesmo homem citado no inquérito sobre a execução de Gedeon Barros. O ex-prefeito foi assassinado a tiros no estacionamento da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), em Rio Branco, em maio de 2021.
Um aspecto relevante do caso é que, em março deste ano, o Ministério Público do Acre (MPAC) havia emitido um parecer solicitando a retirada de cinco dos sete acusados do assassinato de Barros do julgamento pelo Tribunal do Júri, entre eles “Pirata”. O MPAC justificou a decisão pela falta de provas suficientes que sustentassem a participação desses réus no crime.
As circunstâncias do homicídio de Antônio Severino de Souza serão agora objeto de investigação pelas autoridades bolivianas. O caso é acompanhado de perto por órgãos brasileiros, dada a conexão da vítima com um dos crimes de maior repercussão política no Acre nos últimos anos.
