POLÍCIA
Tráfico de drogas via aeroportos de Guarulhos e Viracopos é alvo da PF

A Polícia Federal (PF) cumpre seis mandados de prisão preventiva nesta quarta-feira, 23, na Operação Odysseus contra uma organização criminosa que enviava remessas de cocaína para o exterior por meio de aeroportos internacionais, especialmente Viracopos e Guarulhos, em São Paulo.
Além das ordens de prisão, os agentes dão cumprimento a oito mandados de busca e apreensão nos estados de São Paulo, Goiás e Espírito Santo. Os documentos foram expedidos pela 1ª Vara Federal de Campinas, cidade onde está o aeroporto de Viracopos.
Também foram determinadas a apreensão de veículos e de uma aeronave usada nos crimes e o bloqueio de contas bancárias das pessoas físicas e jurídicas suspeitas.
Segundo a PF, a investigação, que contou com a colaboração de forças policiais da França e Portugal por meio da Interpol, iniciou a partir da prisão em flagrante de duas pessoas em 2024, quando tentaram embarcar em voo, com destino a Paris, levando 10 kg de cocaína.
Os investigadores depois identificaram ao menos 12 casos de envio de drogas por meio de voos comerciais. O grupo criminoso atuava em vários estados brasileiros e também fora do País, com ramificações em países como França, Bélgica e Portugal.
Os investigados poderão responder pelos crimes de tráfico internacional de drogas, organização criminosa e lavagem de dinheiro.









