Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
RIO BRANCO
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

POLÍCIA

Vândalos picham fachada de igreja de 1750 no Centro do Rio de Janeiro

Publicado em

Reprodução/Câmera de segurança Vândalo picha fachada de igreja no Centro do Rio de Janeiro

A Igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores, no Centro do Rio, voltou a ser vandalizada, na noite do sábado passado (1º). Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a igreja construída em 1750 já havia sido alvo de depredação em junho do ano passado. A ação foi flagrada por câmera de segurança.

Na ocasião, um casal foi flagrado pelo circuito interno de comércio na Rua do Ouvidor pichando a parede lateral da igreja histórica. O caso aconteceu no dia 4 de junho do ano passado, por volta das 18h.

Continua depois da publicidade

Já o ataque de sábado ocorreu por volta das 20h, na esquina entre a Rua do Ouvidor e a Travessa do Comércio. Assim como no primeiro caso, a depredação foi flagrada por uma câmera de segurança.

Nas imagens, é possível ver um homem se aproximando da fachada e praticando o ato de vandalismo. O autor da depredação assina a pichação como ‘Ana Casal Bi’ e ‘Mamadas Artesanais’ e ainda deixa um número de telefone.

Continua depois da publicidade

Procurada pela reportagem de O DIA, a Polícia Civil ainda não respondeu aos questionamentos sobre a identificação e apuração dos autores.

Segundo o Iphan, “destruir, demolir ou mutilar coisa tombada é infração administrativa passível de multa”. Por meio de nota, o órgão esclareceu ainda que, conforme o Decreto-lei 25/1937 e a Portaria 187/2010, apenas fiscalizar o bem cultural e orientar o proprietário em sua conservação, além de solicitar os reparos necessários.

A igreja

A Igreja da Nossa Senhora da Lapa começou a ser construída em 1747, após pedido feito pela Irmandade dos Mercadores. O tempo foi consagrado e aberto à cultos em 1750, mas sua conclusão, de fato, só aconteceu em 1766. No século seguinte, grandes obras de remodelação foram feitas de 1869 a 1872, quando se refez a fachada do templo, construiu-se a torre sineira e completou-se a obra de talha do interior.

Continua depois da publicidade

De acordo com o Iphan, o templo tem três grandes janelas, com guarda-corpo de mármore trabalhado, encimados por nichos com estátuas de São Bernardo e Santo Adriano, procedentes de Lisboa. Entre os dois, há um medalhão de mármore trabalhado representando a coroação da Virgem, encontrado em escavações realizadas no terreno.

Há também um frontão triangular com torre de mármore substituindo a original, destruída por uma bala de canhão durante a Revolta da Armada em 1893. A fachada conta ainda com um relógio e, na torre, o mais antigo carrilhão por música da cidade. O templo com foi tombado em 1938 com a inscrição no Livro do Tombo Histórico do Instituto.

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement