POLÍCIA
Vídeo mostra momento em que suspeito de ameaçar youtuber Felca é preso em Olinda

Um vídeo registrado pela Polícia Civil de São Paulo mostra o momento em que Cayo Lucas Rodrigues dos Santos, de 21 anos, é preso. O rapaz é apontado como autor das ameaças de morte enviadas ao youtuber Felca. Segundo a Polícia, ele também é suspeito de vender material infantil na internet.
Santos foi preso na manhã desta segunda, 25, em sua casa na região de Olinda, Pernambuco. A defesa do suspeito não foi localizada.
De acordo com a investigação, no momento da abordagem, ele estava de um rapaz identificado como Paulo Vinícius. No interior do imóvel, foi constatado que o computador estava em uso e aberto na tela de acesso à plataforma de Segurança Pública do Estado de Pernambuco, “circunstância que reforça a gravidade da conduta e será objeto de análise pericial”, afirma a polícia.
Após a prisão, Cayo Lucas foi conduzido à unidade policial competente para a formalização dos atos de polícia judiciária. Já Paulo Vinícius será apresentado à autoridade policial local.
‘Vai pagar com sua vida’
Na semana passada, a Justiça determinou a quebra do sigilo de um usuário do serviço de e-mail do Google que ameaçou de morte o youtuber. Procurado pelo Estadão, o Google informou que não iria comentar a decisão da Justiça.
Os e-mails têm os seguintes dizeres: “e ae babaca vc acha que vai fica vc impune por denunciar o hytalo santos vc ta enganado vc vai se ferrar muito sua vida após a denunciando ele prepara pra morrer vc vai pagar com a sua vida” e “ae macaco branco vc vai morrer se prepara por sua vida vc corre risco e vc vai pagar com a vida vc e um otário pedófilo”. As ameaças vieram depois de o youtuber denunciar a ‘adultização’ de crianças e adolescentes nas redes sociais.
O tema da adultização entre crianças e adolescentes nas redes sociais ganhou força depois que o influenciador digital Felca publicou, no último dia 6, um vídeo com denúncias após observar o crescimento desse tipo de conteúdo nas redes sociais – um assunto, segundo ele, “pouco falado por quem tem alcance”.
Felca tem expressiva presença nas redes sociais, contando atualmente com 17,7 milhões de seguidores no Instagram, 8,45 milhões no YouTube e 870 mil na rede X (ex-Twitter).
Após a publicação do vídeo, o assunto também entrou em discussão entre parlamentares e autoridades, que, pressionados a reagir diante de um tema tão importante, passaram a tratar com urgência uma proposta de regulamentação das redes sociais que estava parada no Congresso.
O projeto de lei chamado de “ECA Digital”- referência ao Estatuto da Criança e do Adolescente – foi aprovado na noite na quarta-feira, 20, na Câmara dos deputados.
Em 50 minutos, o youtuber mostrou na prática como o algoritmo funciona para entregar conteúdos com menores para pedófilos e entrevistou uma psicóloga especializada para falar sobre o perigo da exposição nas redes sociais para as crianças e adolescentes. O vídeo tem mais de 43 milhões de visualizações.