POLÍTICA
Acre: Ministra Britânica visita Estado e conhece Projetos de Conservação da Amazônia
A ministra do Clima do Reino Unido, Kerry McCarthy, esteve no Acre neste final de semana para conhecer de perto as ações pioneiras de conservação da floresta amazônica, apoiadas pelo Programa REM Acre Fase II. A visita, inédita para uma comitiva internacional liderada por um membro do governo britânico, incluiu uma visita à Reserva Extrativista Chico Mendes, em Xapuri, e reuniões com equipes técnicas do Instituto de Mudanças Climáticas e do REM.
A ministra teve a oportunidade de conhecer iniciativas como o pagamento de subsídio para a borracha, que oferece R$ 2,50 por quilo de borracha extraída, incentivando o desenvolvimento sustentável das comunidades tradicionais e a conservação da floresta.
“É fascinante ver o trabalho que está sendo feito para proteger a floresta tropical. Não é apenas sobre a proteção do meio ambiente, mas também sobre as pessoas que vivem na floresta, mantendo-a viva”, disse McCarthy, impressionada com as alternativas de vida geradas pelas comunidades locais com o apoio do programa.
O presidente do Instituto de Mudanças Climáticas, Leonardo Carvalho, destacou a importância da parceria de longa data entre o Reino Unido e o Acre, e a escolha do estado para a primeira visita da ministra à Amazônia Legal. “O objetivo era apresentar o programa REM e o apoio técnico do Reino Unido no desenvolvimento do sistema de incentivos ambientais, que visa acessar recursos financeiros internacionais para a conservação da floresta”, explicou Carvalho.