POLÍTICA
Adailton Cruz defende apuração de denúncias em Hospital de Tarauacá e avanços no PCCR da Saúde

O deputado estadual Adailton Cruz (PSB) se manifestou nesta terça-feira, 18, sobre as denúncias envolvendo a gestão do Hospital Sansão Gomes, em Tarauacá, e atualizou as tratativas sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) da Saúde no estado.
Hospital Sansão Gomes:
Cruz, embora reconheça a reputação do atual diretor do hospital, afirma que qualquer infração que coloque em risco a população deve ser investigada rigorosamente. “Se for constatado que há irregularidades e que continuam acontecendo, vamos agir para retirá-lo”, declarou o deputado, enfatizando o compromisso de garantir uma assistência médica livre de negligência, imprudência ou imperícia.
O parlamentar solicitou diligências sobre o caso e aguarda manifestações do Ministério Público e da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre) para esclarecer os fatos e tomar medidas cabíveis.
PCCR da Saúde:
Em relação ao PCCR da Saúde, Adailton Cruz destaca avanços nas conversas com o governo. Reuniões com a Casa Civil, a Secretaria de Planejamento (Seplan) e o secretário de Saúde, Pedro Pascoal, indicam que a implementação do plano depende do equilíbrio financeiro do Estado.
O plano tem um impacto de R$ 119 milhões, mas o secretário de Saúde já conseguiu economizar cerca de R$ 100 milhões. O próximo passo é discutir a origem do restante dos recursos e aguardar o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal.
Segundo o deputado, caso o índice da Lei de Responsabilidade Fiscal fique abaixo de 46% no próximo quadrimestre, o plano poderá ser viabilizado ainda este ano. “Se em abril o limite fiscal baixar, faremos uma reunião pública para apresentar a nova estrutura do plano aos trabalhadores e à sociedade, preparando o terreno para sua votação na Assembleia”, pontuou Cruz.
A implementação do PCCR é aguardada com expectativa pelos profissionais de saúde do estado, que esperam por melhores condições de trabalho e remuneração.
