Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
RIO BRANCO
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

POLÍTICA

Aiache faz indicação de Projeto de Lei Complementar que cria Programa de Atenção a Saúde de pessoas idosas

Publicado em

A proposta tem como principal objetivo promover o acompanhamento médico e multiprofissional diretamente nas casas dos idosos, priorizando aqueles com mobilidade reduzida, doenças crônicas ou em situação de vulnerabilidade social e foi apresentada pelo vereador Aiache na sessão ordinária desta quarta-feira, 1,

“Hoje, 1º de outubro, celebramos o Dia Internacional do Idoso, uma data dedicada à reflexão sobre o respeito, a valorização e os cuidados que devemos oferecer àqueles que tanto contribuíram para a construção da nossa sociedade.
É justamente neste dia tão significativo que trago a esta tribuna a apresentação de um Projeto de Lei Complementar de grande importância para Rio Branco: o Programa de Atenção à Saúde do Idoso em Domicilio – PASID.
Nosso objetivo é claro: garantir mais dignidade e qualidade de vida à população idosa, levando saúde e cuidado até suas casas” justificou Aiache.
De acordo com a proposta do Projeto de Lei Complementar que cria o Programa de Atenção à Saúde do Idoso em Domicílio – PASID, o programa prevê visitas regulares de equipes de saúde, suporte médico, psicológico, fisioterapêutico, nutricional e de assistência social, além de ações educativas voltadas à prevenção de doenças, cuidados paliativos e promoção do envelhecimento saudável. Também está prevista a utilização da telessaúde para garantir acompanhamento contínuo.

Continua depois da publicidade

“Esse programa traz uma solução moderna e humana, que respeita o espaço do idoso, evita internações desnecessárias e fortalece o vínculo com a família e a comunidade”, defende Aiache na justificativa.

Aiache citou ainda dados do IBGE que mostram que, em 2022, os idosos já representavam 9,8% da população acreana – cerca de 88 mil pessoas, contra 50 mil em 2012. O levantamento aponta ainda que Rio Branco ocupa a 8ª posição entre as capitais brasileiras com maior índice de envelhecimento.

Continua depois da publicidade

O PASID será implementado pelas secretarias municipais competentes, em parceria com instituições públicas e privadas, podendo receber recursos federais, emendas parlamentares e apoio de organizações da sociedade civil.

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement