POLÍTICA
Apesar das dificuldades, Gladson cumpriu 65% do plano de Governo no 1º mandato
No período de 2019 a 2022, o governador Gladson Cameli, em seu primeiro mandato, cumpriu 104 promessas das 158 feitas durante a campanha eleitoral de 2018. Isso significa um total de 65,8% de execução do que foi prometido e outras 47 propostas estão em andamento.
Os números foram divulgados na manhã desta quinta-feira (5) pela Secretaria de Comunicação do Governo do estado (Secom), informando que apenas sete das 158 promessas ainda não foram iniciadas. O cumprimento das promessas ocorreu nos 22 municípios do Estado, os quais foram contemplados com diversos investimentos públicos, responsáveis por assegurar avanços históricos para o desenvolvimento social e econômico do estado.
O destaque foi a conclusão de obras inacabadas herdadas da administração passada. É o caso da verticalização e entrega da última etapa do prédio do Pronto-Socorro de Rio Branco, após mais de uma década, além da finalização do Instituto de Traumatologia e Ortopedia do Acre (Into-AC), na capital, do Hospital Regional do Alto Acre, em Brasileia, e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cruzeiro do Sul.
Na Segurança Pública, o governo implantou o Grupamento Especial de Fronteira (Gefron) e convocou os aprovados no cadastro de reserva da Polícia Militar, além de realizar o chamamento de novos policiais civis e promover novos concursos públicos para o Instituto Socioeducativo do Acre e Corpo de Bombeiros. Nesse setor, 100% dos compromissos foram cumpridos integralmente.
A criação de novos colégios cívico-militares, a realização de concurso público para contratação de professores e a implantação do Novo Ensino Médio estão entre as metas alcançadas na Educação, que cumpriu 27 das 29 propostas apresentadas.
Outro destaque das promessas foi o início da realização de grandes obras apresentadas no plano de Governo do então candidato a governador Gladson Cameli, à Justiça Eleitoral, conforme exige a lei. Entre essas grandes obras está o Anel Viário de Brasileia e Epitaciolândia, além de uma nova ponte sobre o rio Acre. Além disso, há ainda a recuperação de rodovias estaduais e das pistas de pouso e decolagem de todos os aeródromos.
De acordo com o governador Gladson Cameli, a pandemia de covid-19 interferiu no cumprimento de várias promessas, mas reafirmou o empenho de recuperar o tempo perdido a partir de 2023.
“Durante a pandemia, a prioridade foi salvar vidas. Tivemos que alterar todo o planejamento do plano de governo para enfrentar um dos períodos mais difíceis da nossa história. O pior já passou e teremos a oportunidade de fazer muito mais durante os próximos quatros anos”, argumentou.
A transparência nas ações também foi um dos pilares da administração 2019-2022, com a criação de uma ferramenta virtual específica para acompanhar a execução do plano de governo. O portal foi desenvolvido pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), que pode ser acessado por meio do endereço eletrônico www.seplag.ac.gov.br.
A plataforma utiliza gráficos e linguagem de fácil compreensão. Todas as propostas estão inseridas conforme o eixo temático, assim como a situação atual de cada projeto.
“Este é um sistema alimentado em tempo real pelo Estado. Vale ressaltar que a iniciativa de monitoramento do plano de governo é pioneira no país, reforçando o compromisso da gestão com a transparência de suas ações perante a população”, ressaltou Kelly Lacerda, secretária adjunta da Seplag.