POLÍTICA
Bolsonaro apresenta ao STF extratos bancários do período que atuou como presidente
Jair Bolsonaro (PL) apresentou ao Supremo Tribunal Federal (STF) os extratos bancários dos quatro anos que foi presidente do Brasil. A entrega acontece após o ministro Alexandre de Moraes determinar a quebra dos sigilos bancário e fiscal de Bolsonaro e da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro na última semana. A informação é da TV Globo.
“Em que pese a ausência de qualquer intimação que permitisse a confirmação de tal determinação, o peticionário comparece de forma espontânea aos presentes autos, para apresentar seus extratos bancários, do período em que atuou como Presidente da República, afastando a necessidade de se movimentar a máquina pública para apurar os dados bancários em questão”, diz a petição assinada por Paulo Cunha Bueno e Daniel Tesser, advogados do ex-presidente.
Os advogados de Bolsonaro também pediram que seja decretado sigilo da petição e dos seus anexos: “Considerando o teor dos documentos ora apresentados, requer a decretação do sigilo da presente petição e seus anexos. Não obstante, informa que está à disposição da Justiça para quaisquer esclarecimentos acerca de sua movimentação bancária.”
A quebra de sigilo
Na última quinta-feira, 17, Moraes autorizou a quebra do sigilo bancário de contas no exterior em nome de Bolsonaro, Michelle Bolsonaro e do seu ex-ajudante de ordens Mauro Cid e do general da reserva Mauro César Lourena Cid, pai de Mauro Cid.
A investigação busca esclarecer se as contas foram usadas para recebimento de valores relativos a venda de jóias e outros presentes de valor dados por autoridades árabes a agentes públicos brasileiros.