POLÍTICA
Bolsonaro é hospitalizado às pressas em Brasília após mal-estar

Brasília – O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi internado às pressas no Hospital DF Star, em Brasília, nesta terça-feira (17), após apresentar um quadro de mal-estar, vômitos, soluço e queda de pressão arterial. A internação ocorre poucos dias após Bolsonaro passar por um procedimento de retirada de lesões na pele no mesmo hospital, no domingo (14).
De acordo com o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), o estado de saúde do ex-presidente inspirou cuidados, motivando o atendimento de emergência. No domingo, a equipe médica já havia alertado para um possível quadro de anemia e suspeita de pneumonia, devido à ausência de ferro no organismo.
O médico Claudio Birolini, responsável pelo primeiro atendimento, informou que, diante dos sintomas apresentados, solicitou a transferência de Bolsonaro para o Hospital DF Star para uma avaliação mais completa e a realização de exames complementares. “Assim que tivermos uma definição clara do quadro clínico, as informações serão atualizadas”, afirmou Birolini.
A internação de Bolsonaro ocorre em um momento em que ele cumpre prisão domiciliar, por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A decisão judicial prevê a possibilidade de deslocamento para hospitais em casos de emergência, desde que a defesa apresente comprovação médica da saída no prazo de 24 horas.
Segundo Flávio Bolsonaro, o ex-presidente foi acompanhado por policiais penais durante o deslocamento ao hospital, “por se tratar de uma emergência”. O senador também pediu orações para que o quadro de saúde de seu pai não seja grave.
A equipe médica de São Paulo, que acompanha Bolsonaro desde o atentado a faca em 2018, foi acionada e avalia a necessidade de se deslocar para Brasília para auxiliar no atendimento. A expectativa é que um boletim médico detalhado seja divulgado nas próximas horas.
