POLÍTICA
Bolsonaro passará por observação médica de dez dias se ingressar no Sistema Penitenciário da Papuda

Brasília, DF – O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deverá passar por um período de observação médica de dez dias caso ingresse no sistema penitenciário, como o Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília.
A medida está prevista na Lei de Execução Penal e nas diretrizes da Política Nacional de Atenção à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional. Durante a quarentena preventiva, serão monitoradas as condições de saúde do ex-presidente, possíveis doenças infectocontagiosas e o desenvolvimento de respostas imunológicas após a vacinação.
A informação foi confirmada pelo secretário de Estado de Administração Penitenciária, Wenderson Souza e Teles, em resposta a um ofício da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos da Câmara Legislativa do DF.
A definição do local onde Bolsonaro cumprirá a pena de 27 anos, após o trânsito em julgado do processo, depende da determinação do ministro Alexandre de Moraes. Entre as possibilidades estão a continuidade da prisão domiciliar, sala de Estado-Maior na PF, a Papuda ou uma unidade militar.
Bolsonaro sofre sequelas da facada de 2018, apresentando problemas gastrointestinais, anemia e alterações renais. Senadores aliados visitaram a Papuda e divulgaram um relatório questionando a adequação do presídio para o ex-presidente, citando violações a direitos humanos e ausência de médicos 24 horas.








