POLÍTICA
Bolsonaro será submetido à oitava cirurgia desde a facada de 2018; relembre

Preso após ser condenado por tentativa de golpe de Estado, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi internado no Hospital DF Star, em Brasília (DF), nesta quarta-feira, 24. No local, ele será submetido a exames preparatórios antes de passar por uma nova cirurgia. O procedimento, marcado para quinta-feira, 25, dia de Natal, tem como finalidade a correção de duas hérnias inguinais.
Essa nova internação será a oitava intervenção cirúrgica enfrentada por Bolsonaro desde a facada que sofreu durante a campanha eleitoral de 2018, em Juiz de Fora (MG).
Atualmente, Bolsonaro cumpre pena na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília. O procedimento cirúrgico previsto para esta semana foi autorizado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, após solicitação da defesa. A cirurgia foi indicada pela equipe médica do ex-presidente, e a necessidade da operação foi confirmada por uma perícia da Polícia Federal.
Relembre, a seguir, a linha do tempo das cirurgias realizadas por Bolsonaro após a facada de 2018:
1- 6 de setembro de 2018
Em um evento de campanha em Juiz de Fora (MG), Jair Bolsonaro foi vítima de um ataque a faca e precisou passar por uma cirurgia de urgência. A lesão atingiu o intestino e deu início a um longo histórico de complicações de saúde.
2- 12 de setembro de 2018
Seis dias depois, já em São Paulo, o então candidato foi submetido a um novo procedimento cirúrgico para tratar uma obstrução intestinal decorrente do ferimento. A cirurgia teve duração aproximada de uma hora.
3- 28 de janeiro de 2019
Bolsonaro passou por uma cirurgia para retirada da bolsa de colostomia, que havia sido colocada nas primeiras intervenções após o atentado.
4- 8 de setembro de 2019
O ex-presidente fez uma nova operação, dessa vez para correção de uma hérnia incisional na região abdominal, problema associado às múltiplas cirurgias anteriores.
5- 12 de setembro de 2023
Na data, o ex-presidente foi submetido a dois procedimentos distintos: a correção de uma hérnia de hiato, relacionada a refluxo gástrico, e uma cirurgia para desvio de septo nasal, com o objetivo de melhorar a respiração.
6- 13 de abril de 2025
Depois de relatar dores abdominais intensas durante compromisso oficial em Santa Cruz (RN), Bolsonaro foi internado com quadro de distensão abdominal. Depois de dois dias da internação, já em Brasília, passou por novo procedimento cirúrgico que durou cerca de 12 horas. A operação foi realizada para remoção de aderências intestinais e reconstrução da parede abdominal. O resultado foi considerado positivo pela equipe médica.
7- 14 de setembro de 2025
Bolsonaro estava em prisão domiciliar quando deu entrada no Hospital DF Star para a retirada de lesões na pele. Exames posteriores identificaram carcinoma em duas das oito lesões removidas.
8- 25 de dezembro de 2025
Nesta quarta-feira, 24, o ex-presidente foi internado para a realização de exames pré-operatórios e deve ser submetido no Natal, dia 25 de dezembro, a uma cirurgia para correção de hérnia inguinal bilateral.








