Ainda durante a fala, o presidente afirmou que o modelo neoliberal da economia contribui para o aumento das desigualdades, e citou o acúmulo de fortuna de bilionários.
“O modelo neoliberal aprofunda as desigualdades. Três mil bilionários ganharam US$ 6,5 trilhões desde 2015. Justiça tributária e combate à evasão fiscal são fundamentais para consolidar estratégias de crescimento inclusivas e sustentáveis, próprias para o século 21”, pontuou.
Declaração
Neste domingo, primeiro dia de cúpula, os países consensuaram a divulgação de uma declaração conjunta com críticas ao Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), e a conflitos em curso. O documento condena a ofensiva militar contra o Irã, sem citar diretamente a atuação dos Estados Unidos e de Israel.
Em relação à Faixa de Gaza, o grupo defende a solução de dois Estados, com o reconhecimento de Israel e da Palestina. Também critica novos ataques israelenses contra a região e a obstrução a ajuda humanitária à população de Gaza.
O texto ainda manifesta preocupação com o “aumento indiscriminado de tarifas” no âmbito do comércio mundial. O comunicado, no entanto, não faz menção aos Estados Unidos de Donald Trump, que tem adotado a política do “tarifaço”.
Confira aqui a íntegra da declaração de líderes do Brics