RIO BRANCO (AC) – 03 de fevereiro de 2026 – O secretário de Governo, Luiz Calixto, afirmou em entrevista ao programa Boa Conversa – Edição Aleac nesta terça-feira que a candidatura da vice-governadora Mailza Assis ao governo do Acre está totalmente consolidada e não sofrerá alterações. Segundo ele, as disputas de outros pré-candidatos como o prefeito de Rio Branco Tião Bocalom (PL) e o senador Alan Rick (Republicanos) são de legendas distintas e não afetam a posição de Mailza.
“Mailza Assis está posta como candidata e não retroage. As outras candidaturas são de partidos diferentes: Bocalom pelo PL, Alan Rick pelos Republicanos. Nossa candidata disputa a eleição com um conjunto de legendas que inclui PDT, PSDB, MDB, PP, Solidariedade, Avante e Cidadania”, explicou Calixto.
O secretário fez duras críticas ao prefeito Tião Bocalom, apontando promessas não cumpridas em áreas como abastecimento de água, habitação e transporte coletivo. Ele classificou a postura do gestor municipal como “pedalada”, pois, na visão dele, Bocalom teria adiado compromissos anteriores para apresentar novas propostas. “Ele não pode simplesmente apagar essas promessas para celebrar outras. Isso precisa ser justificado com a população”, destacou.
Sobre a escolha do vice na chapa de Mailza, Calixto informou que a decisão ainda está em discussão e dependerá da composição partidária da aliança. “O nome do vice-governador ou vice-governadora é um elemento de articulação entre os partidos envolvidos. Ainda vamos tratar desse assunto”, comentou.
Já para a disputa ao Senado, o secretário revelou os nomes definidos pelo grupo político: “Temos Gladson Cameli na primeira vaga e a ex-deputada Jéssica Sales disputando a segunda vaga”, disse, indicando que ela ocuparia o lugar que seria de Marcio Bittar. Calixto ressaltou que a atual configuração está em conversa, mas que não impede ajustes futuros: “Isso não impede que, devido à dinâmica política, ela venha a disputar outro cargo – isso vai depender muito dela”.
Ele destacou ainda o prestígio de Jéssica Sales na política acreana e a força do MDB, partido ao qual ela está ligada. “A Jéssica é um quadro extraordinário. O MDB tem muita capilaridade e inserção no estado, assim como o PP”, afirmou.
Para Calixto, a aliança partidária que apoia Mailza está firme e preparada para vencer as eleições. “Essa coligação é sólida, consolidada e tem tudo para ser vitoriosa”, concluiu.









