Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

POLÍTICA

Candidato pra dar e vender! Com 11 nomes, cidade no litoral terá a maior quantidade de interessados ao cargo de prefeito

Publicado em

Além de belas paisagens naturais, festas tradicionais e locais para ver de perto alguns animais – como no Aquário ou no Projeto Tamar – Ubatuba, no litoral de São Paulo, também tem uma característica única nessas eleições de 2024. Com 11 candidatos à Prefeitura, a cidade terá o pleito mais concorrido do País, ficando atrás de grandes e populosas cidades, como São Paulo, que tem 9 candidatos no total.

É o que mostra levantamento do Terra feito com candidatos que tiveram a candidatura deferida, ou deferida com recurso, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Ubatuba tem 9 candidaturas para o cargo de prefeito que constam como “deferido” na Justiça Eleitoral. Isso quer dizer que foram aceitas e validadas. Há outras duas candidaturas que aparecem como “deferido com recurso”, ou seja, que o candidato tem algumas pendências no pedido de candidatura até que o Tribunal Regional Eleitoral analise o caso. Até lá, a campanha política pode seguir sem impedimentos.

Continua depois da publicidade

Somando, são 11 no total, o maior número de postulantes ao cargo de prefeito no País.

São eles:

Nome do candidato Partido
CRISTINA PROCHASKA
PSOL

EDNELSON PRADO
AGIR

FLAVIA PASCOAL PL
GERSON FLORINDO PT
GILSON ROCHA
SOLIDARIEDADE

MAJOR FRANCO PSDB
MARCINHO MDB
PADRE MARCELO NOVO
PROFESSOR ARNALDO PSB
SATO PSD
VINICIUS VASCONCELLOS PRTB

Continua depois da publicidade

Proporção

De acordo com o Censo 2022, a população de Ubatuba é de 92.981 habitantes. Em números comumente usados em cálculos de proporção, é como se Ubatuba tivesse 11,5 candidatos para 100 mil habitantes.

Em comparação, São Paulo capital, que tem 11.451.245 habitantes, também de acordo com o Censo 2022, tem 0,08 candidatos para cada 100 mil moradores.

E a cidade com menos candidatos? 

Já sabemos qual cidade terá a eleição mais concorrida; e qual é a menos concorrida? Não há uma única resposta, pois são várias cidades brasileiras que terão o número mínimo de postulantes a cadeira de prefeito: um candidato apenas.

Pelos dados do TSE, 214 cidades terão esse cenário nas eleições municipais deste ano.

Mas, o que acontece nas eleições com apenas um candidato? Nesta matéria, explicamos que, quando isso ocorre, basta que o único candidato a prefeito receba apenas um voto válido para ganhar eleição.

 

Propaganda
Advertisement