Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
RIO BRANCO
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

POLÍTICA

Cenário Eleitoral no Acre: Gladson Cameli dispara na frente para o Senado 2026, aponta Paraná Pesquisas

Publicado em

Rio Branco, Acre – Uma nova pesquisa divulgada nesta quinta-feira (25) pela Paraná Pesquisas revela um cenário eleitoral consolidado para as duas vagas do Acre no Senado Federal em 2026, com o atual governador Gladson Cameli (PP) despontando como favorito absoluto em todos os quadros avaliados. O levantamento, encomendado pela própria instituição, ouviu 1.505 eleitores em 18 municípios acreanos, entre os dias 19 e 23 de setembro de 2025, apresentando um grau de confiança de 95% e margem de erro de 2,6 pontos percentuais.

Nos três cenários em que seu nome aparece, Cameli supera consistentemente a marca dos 40% das intenções de voto. No primeiro cenário, o governador atinge 42,4%, seguido pelo senador Marcio Bittar (PL), com 24,8%, e pelo ex-governador Jorge Viana (PT), que registra 23,7%. Outros nomes como Jéssica Sales (MDB) com 21,2%, Mara Rocha (Republicanos) com 20,3%, Coronel Ulysses (União Brasil) com 17,5%, Eduardo Velloso (União Brasil) com 13,7% e Petecão (PSD) com 11% também foram mencionados.

Continua depois da publicidade

A vantagem de Gladson Cameli se acentua nos cenários subsequentes. No segundo, ele amplia sua liderança para 44,9%, mantendo Marcio Bittar (26,2%) e Jorge Viana (24,4%) nas posições seguintes. Já no terceiro cenário, o governador alcança seu pico, com 45,7% das intenções de voto, enquanto Bittar aparece com 27,4% e Viana com 24,1%.

Um cenário hipotético, sem a presença de Gladson Cameli na disputa, reorganiza completamente as forças políticas. Neste quadro, o senador Marcio Bittar assume a liderança com 29,7% das intenções de voto, seguido de perto por Jorge Viana, com 26,4%. O Coronel Ulysses (25,8%), Mara Rocha (25,5%), Jéssica Sales (25,2%), Eduardo Velloso (20,4%) e Petecão (14%) também demonstram competitividade, evidenciando uma corrida mais pulverizada e acirrada pela frente.

Continua depois da publicidade

Os resultados da Paraná Pesquisas indicam que, no momento, a candidatura de Gladson Cameli ao Senado parte com uma robusta vantagem, enquanto a disputa pelas demais vagas promete ser intensa e com múltiplos atores em jogo, dependendo das composições e alianças que se formarão até 2026.

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement