Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

POLÍTICA

Cenário eleitoral para o Senado em 2026: Gladson Cameli em destaque

Publicado em

A disputa pelo Senado no Acre em 2026 já começa a se desenhar, conforme revela a mais recente pesquisa do Instituto Data Control, divulgada nesta sexta-feira (3). O atual governador Gladson Cameli (PP) desponta como favorito, liderando com 45,2% das intenções de voto na simulação do primeiro voto. O ex-presidente da Apex Brasil, Jorge Viana (PT), aparece em segundo lugar com 11,3%, seguido por Jéssica Sales (MDB), que registra 9,4%. O senador Márcio Bittar (MDB) completa a lista dos principais concorrentes com 7,8%.

Na sequência, a deputada federal Socorro Neri (PP) e o senador Sérgio Petecão (PSD) obtêm 4,9% e 4,6%, respectivamente. Um número considerável de eleitores (7,3%) manifestou a intenção de votar nulo ou em branco, enquanto 9,4% afirmaram não saber em quem votar.

Continua depois da publicidade

Quando analisados os dados da simulação de segundo voto, Gladson também se mantém na liderança, com 17% das intenções, seguido de perto por Jéssica Sales, que alcança 14,1%. Márcio Bittar e Jorge Viana se encontram em uma disputa acirrada, com 12,1% e 12% respectivamente. Socorro Neri e Petecão também figuram entre os candidatos com 11,7% e 8%. A quantidade de eleitores que optariam por um voto nulo ou em branco chega a 10,5%, enquanto 14,6% ainda estão indecisos.

A pesquisa, que entrevistou 1.338 pessoas entre os dias 23 e 29 de dezembro de 2024, abrangeu as principais cidades do estado, incluindo Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Sena Madureira, Tarauacá, Feijó e Brasiléia.

Continua depois da publicidade

Ao somar as intenções de voto da primeira e segunda opções, o cenário se torna ainda mais favorável a Gladson, que acumula impressionantes 72% das preferências. Jéssica Sales aparece com 23,5%, enquanto Jorge Viana e Márcio Bittar têm 23,3% e 19,9%, respectivamente. Socorro Neri e Petecão completam a lista com 16,6% e 12,6%.

Com um panorama tão promissor, Gladson Cameli se consolida como um forte candidato à reeleição no Senado, mas a competição promete ser intensa à medida que as campanhas eleitorais se intensificam nos próximos meses.

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement