POLÍTICA
Ciro Gomes vota no Ceará e diz que não pretende tentar outra eleição
Candidato à presidência da República pelo PDT, Ciro Gomes votou em Fortaleza, capital cearense, neste domingo de eleições (2/10). O pedetista registrou voto na sede da secretaria de Saúde do Ceará, por volta das 10h45. Ele chegou ao local acompanhado da esposa, Giselle Bezerra, e de assessores.
Em conversa com jornalistas, o candidato afirmou que, caso perca a eleição deste ano, não pretende se recandidatar no próximo pleito.
“O futuro a Deus pertence. Se eu ganhar, quero trocar a minha reeleição pela reforma que o país precisa ter, e que foi jogada na lata do lixo. Se eu não vencer, quero ajudar a juventude a pensar as coisas sem a suspeição de uma candidatura. Essas coisas sempre podem mudar, mas tenho 64 anos, dei a minha vida inteira à causa do povo brasileiro”, afirmou.
Ciro pontuou que nunca foi alvo de investigações por corrupção e exaltou a própria trajetória. “Chego aqui sem nunca ser denunciado por corrupção. Talvez seja a hora de cuidar da minha vida, dos meus lindos filhos e netos”, concluiu.
O candidato fez uma avaliação da campanha e disse que “travou um bom combate”. Ciro criticou a polarização entre Jair Bolsonaro (PL) e Lula (PT). “O Brasil merece um tempo novo. Nosso povo tem direito de sonhar com o futuro’, afirmou.
Eleições 2022
Os brasileiros vão às urnas neste domingo (2/10) na nona eleição para presidente desde a redemocratização. Além da disputa pelo cargo de chefe da República, estão em jogo os comandos dos governos estaduais e distrital, e as vagas para senadores, deputados estaduais (distritais, no caso do DF) e federais.
Os 156,4 milhões de eleitores aptos poderão votar entre 8h e 17h. Neste ano, todos os estados seguirão o horário de Brasília, o que vai impactar o planejamento de moradores do Acre e do Amazonas, que estão em fusos horários diferentes.
Para votar, é necessário que o eleitor apresente um documento oficial com foto, mesmo que vencido. Pode ser Carteira de Identidade, de Motorista, de Reservista, de Trabalho, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, como a da OAB, e passaporte.