POLÍTICA
Com poucos deputados, sessão da Aleac dura apenas 20 minutos com críticas sobre debate da Globo
Com apenas cinco deputados, a sessão ordinária da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) desta terça-feira, 1º, durou pouco mais de 20 minutos. O deputado estadual Emerson Jarude, candidato à prefeitura de Rio Branco, se pronunciou lamentando e repudiando o posicionamento da TV Globo, que não permitiu sua participação no debate, programado para esta semana, em suas instalações.
“Repudio mais uma vez a TV Globo por me tirar do debate e vou dar a eles, mais uma vez, o que merecem: 30 segundos de silêncio”, disse ele, silenciando em seguida.
O deputado Adailton Cruz se solidarizou com Jarude e afirmou que essas atitudes enfraquecem a democracia. Ele destacou o sucesso do debate realizado pela TV Gazeta, com a participação dos candidatos. “Isso é um duro golpe à democracia”, declarou Adailton.
Na oportunidade, ele também mencionou a falta de merenda em escolas da zona rural e disse que já está buscando informações junto à Secretaria de Educação do Estado para entender o que está ocorrendo.
O deputado Eduardo Ribeiro parabenizou Adailton pelo requerimento para discutir as situações relacionadas ao IML na capital. Durante o evento, foram apresentadas as condições críticas das instalações do prédio e a necessidade urgente de uma reforma. Ribeiro também sugeriu que o órgão tenha mais autonomia financeira.
Ribeiro destacou o projeto do Governo, a LOA, que chegou à “casa” e deve ser analisado minuciosamente, afirmando que defenderá a criação do Centro Integrado de Apoio à Criança e Adolescente.
O deputado Pedro Longo falou sobre a reforma do hospital de Feijó, cuja obra estava paralisada. Segundo ele, após buscar informações junto à Sesacre, foi informado que a pendência que impedia o andamento da obra já foi resolvida, e a reforma deve ser retomada nos próximos dias, beneficiando a população da região.
Sem mais pronunciamentos, a sessão foi encerrada. Na última semana antes das eleições municipais, o número de deputados ausentes aumentou, e pouco ou quase nada foi feito na Casa do Povo.