POLÍTICA
Comitiva acreana busca apoio do MCTI para projetos inovadores de apoio a mães solo e atípicas

Brasília, DF – Uma comitiva do Acre, liderada pela ex-deputada federal e diretora da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Perpétua Almeida, apresentou ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) dois projetos inovadores voltados para o apoio a mães solo e atípicas: o Mães da Ciência e o Mentes Azuis. A reunião, realizada nesta terça-feira (25), teve como objetivo buscar apoio e recursos federais para a expansão dessas iniciativas.
Durante o encontro com o secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do MCTI, Inácio Arruda, o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Acre (FAPAC), Moisés Diniz, destacou o profundo impacto social dos programas no estado. Ambos os projetos utilizam a pesquisa científica como ferramenta de transformação social, oferecendo oportunidades e suporte para mulheres em situação de vulnerabilidade.
O Mentes Azuis, lançado em 2024, concede bolsas de pesquisa para mães de filhos com autismo ou deficiência intelectual, promovendo inclusão social, reduzindo a sobrecarga emocional e melhorando a qualidade de vida das famílias. Já o Mães da Ciência é um programa que estuda e dá visibilidade ao universo da mãe solo no Acre, oferecendo formação, consultoria em inovação tecnológica e apoio para o desenvolvimento de pequenos negócios.
Perpétua Almeida ressaltou o compromisso com a ciência aplicada à cidadania e ao desenvolvimento social, afirmando que o apoio aos programas Mentes Azuis e Mães da Ciência oferece conhecimento e ferramentas para que as mulheres empreendam e conquistem autonomia, garantindo renda para cuidar de suas famílias.
O secretário do MCTI demonstrou entusiasmo com os resultados apresentados e se comprometeu a estudar as possibilidades de apoio às mães acreanas envolvidas nos programas. A comitiva do Acre segue em Brasília até sexta-feira (28), com o objetivo de sensibilizar gestores e parlamentares a apoiarem as iniciativas.









