Na próxima quinta-feira, dia 5, Daniel Vorcaro, proprietário do Banco Master, será ouvido pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) Mista do INSS. Este será o primeiro encontro da CPI em 2023. Durante a sessão, Vorcaro deverá prestar esclarecimentos sobre a suspensão de 250 mil empréstimos consignados destinados a aposentados e pensionistas, que ocorreram devido à falta de comprovação. O senador Carlos Viana, presidente da CPI, manifestou interesse em entender como esses contratos foram estabelecidos e por que foram realizados sem a autorização dos segurados.
Viana questionou: “Como ele conseguiu manter esses descontos sem uma autorização formal das pessoas que estavam sendo descontadas e quais as medidas que ele tomou pelo banco para evitar a cobrança durante as reclamações?”.
O Senado já solicitou ao ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, autorização para que Vorcaro compareça à CPI. O presidente da Comissão também informou que planeja entrar com um mandado de segurança para reaver documentos relacionados ao banqueiro, que foram retirados da CPI por uma decisão do próprio Toffoli. Em dezembro do ano passado, o ministro determinou que toda a documentação obtida através da quebra de sigilos bancário, fiscal e telemático de Vorcaro ficasse sob a custódia do STF.
“A minha ideia é nós entrarmos com um mandado de segurança para que toda documentação que foi retida pelo Ministro Dias Toffoli e que está em mãos do presidente do Senado seja devolvida à CPMI. Não há na legislação nenhum precedente que faça com que documentos sejam retirados de uma comissão independente e sejam entregues a terceiros. Isso é outra surpresa envolvendo o nome do senhor Vorcaro na gravidade desse caso”, declarou Viana.
Além do depoimento de Daniel Vorcaro, a agenda da quinta-feira incluirá também a presença de Maurício Camisotti, um empresário considerado central no esquema de fraudes e descontos indevidos. A CPI espera reverter um habeas corpus concedido a Camisotti no ano passado, que o isentou de comparecer à Comissão. O atual presidente do INSS, Gilberto Waller, também será ouvido na mesma data.

Imagem: Banco Master
A CPI ainda está programando o depoimento de Luiz Félix Cardamone Neto, ex-presidente do BMG. Carlos Viana expressou a expectativa de que os trabalhos da Comissão sejam encerrados na última semana de março, quando está previsto o encaminhamento e votação do relatório final. Contudo, ele planeja conversar com Davi Alcolumbre, presidente do Senado, na próxima semana para solicitar uma prorrogação dos trabalhos por pelo menos mais 60 dias.
Com informações de Agência Brasil









