POLÍTICA
Datafolha: 34% dos petistas se declaram de direita e 14% dos bolsonaristas, de esquerda

BRASÍLIA — Pesquisa divulgada pelo instituto Datafolha revela que a identificação política no Brasil não é estritamente alinhada aos blocos tradicionais: 34% dos eleitores classificados como petistas se colocam na esfera direita e centro-direita, enquanto 14% dos bolsonaristas se definem como de esquerda e centro-esquerda.
O levantamento, realizado entre 2 e 4 de dezembro com 2.002 eleitores em 113 municípios, tem margem de erro de 2 pontos percentuais. Os dados foram obtidos por cruzamento de duas perguntas: uma sobre posição política em escala de 1 (máxima esquerda) a 7 (máxima direita), e outra de 1 (bolsonarista) a 5 (petista).
Entre os petistas (que responderam 4 ou 5 na segunda escala), 47% se declararam de esquerda e centro-esquerda, 9% de centro e 9% não souberam responder. Já entre os bolsonaristas (1 ou 2 na escala), 76% se colocaram na direita e centro-direita, 8% de centro e 2% não souberam responder.
No espectro político geral, 35% dos brasileiros se classificam como de direita, 22% de esquerda, 17% de centro, 11% de centro-direita e 7% de centro-esquerda — com 8% sem resposta. Quanto à identificação com os blocos, 40% se dizem petistas, 34% bolsonaristas, 18% neutros, 6% não apoiam nenhum dos dois e 1% não souberam responder.








