POLÍTICA
Declaração de Calixto sobre Lula gera polêmica e provoca reação de Secretário em Rio Branco

Uma declaração do Secretário de Governo de Rio Branco, Luiz Calixto, no programa “Bar do Vaz” do ac24horas, gerou polêmica e uma forte reação do Secretário de Assistência Social e Direitos Humanos do município, João Marcos Luz. Em um vídeo publicado em suas redes sociais na manhã desta quarta-feira (9), Luz cobrou uma retratação de Calixto por sua avaliação de que o presidente Lula representa uma melhor opção para a democracia brasileira do que o ex-presidente Jair Bolsonaro.
No trecho do programa exibido por Luz, Calixto afirma: “540 mil vezes para a democracia brasileira, o Lula [é melhor]. Eu tenho divergências, o PT fez corrupção, fez tudo e tal, mas pra democracia o Lula é melhor”.
João Marcos Luz, utilizando o vídeo para criticar a fala de Calixto, destacou o fato de Calixto ser coordenador da pré-campanha da vice-governadora Mailza Gomes ao governo do estado em 2026. Luz interpretou a declaração como uma demonstração de que a pré-candidata não buscaria o apoio do eleitorado de direita. Sua crítica foi contundente: “Calixto, você não quer o voto da direita, o voto dos bolsonaristas?”
Luz também confrontou Calixto sobre a defesa da regulamentação das redes sociais feita pelo presidente Lula, argumentando que tal medida seria uma forma de censura e que o governo Bolsonaro não havia buscado tal regulamentação. Ele concluiu seu vídeo exigindo uma retratação de Calixto, acusando-o de ter cometido um “grave erro contra a direita”.
A declaração de Calixto e a subsequente reação de Luz acendem um debate político significativo em Rio Branco, revelando as tensões ideológicas presentes no cenário eleitoral que se aproxima e levantando questões sobre estratégias de campanha e posicionamentos políticos. A repercussão do vídeo nas redes sociais sugere que o episódio continuará gerando discussões e debates na cidade.
