POLÍTICA
Deputado diz que mesmo com situação de emergência, governo do Acre não pretende aumentar número de UTIs pediátricas
O deputado estadual Eduardo Ribeiro, do PSD, manifestou preocupação com o novo surto de síndromes gripais no Estado do Acre.
Segundo ele, mesmo após o decreto de situação de emergência, publicado pelo governo, de número 11.262, o número de leitos para crianças não deverá aumentar.
“Essa síndrome tem atingido, sobretudo, crianças de 0 a 4 anos e idosos acima de 60 anos. Isso é uma situação que nos preocupa muito. Atualmente, temos 10 leitos de UTI no Hospital da Criança, dos quais 9 estão ocupados. Mais de 90% das enfermarias do Hospital da Criança já estão ocupadas”, explica Eduardo.
O deputado também mencionou a preocupação em relação à reforma do HC, destacando que não há previsão para a construção de mais leitos.
“O que nos preocupa é que, com a reforma do Hospital da Criança, não está previsto o aumento de leitos. Portanto, sugiro que o estado providencie, o quanto antes, um plano para aumentar o número de leitos de UTI pediátrica. Se ocorrer um grande surto, como está acontecendo agora, ficaremos desamparados, o estado ficará desamparado, e nossas crianças ficarão desamparadas. Essa é uma preocupação séria que esta casa legislativa precisa refletir, juntamente com a Secretaria de Saúde e o estado, para que possamos promover o aumento dos leitos de UTI para nossas crianças. Faço esse pedido e espero que possamos trabalhar em conjunto para avançarmos nesse sentido”, conclui Eduardo.