POLÍTICA
Deputado vai acionar MP para ampliar número de vagas no concurso da Saúde de Rio Branco
O deputado estadual Adailton Cruz (PSB) vai acionar o Ministério Público do Acre (MPAC) para ampliar o número de vagas no concurso público da Prefeitura de Rio Branco para o setor da saúde. A medida visa suprir o déficit de profissionais.
De acordo com Adailton, já foi solicitado, junto à Prefeitura, que o número de vagas do concurso seja ampliado, mas o prefeito Tião Bocalom teria se negado a ampliar.
O parlamentar destacou ainda que só a dispensa dos funcionários temporários já iria deixar um déficit grande, onde as vagas disponibilizadas no concurso não irão suprir as necessidades reais da população.
“Eu estou bastante preocupado com a saúde pública do município. A gente já teve agenda com a equipe do prefeito e com a Secretaria de Saúde sobre o concurso público e as vagas, que infelizmente estão muito aquém da realidade do que a gente realmente precisa para a atenção primária em Rio Branco. Fizemos o pedido ao prefeito e à Secretaria Municipal de Saúde para ampliar o número de vagas, mas ele não quer. E já que o prefeito e a sua equipe não estão dispostos a ampliar essas vagas, nós vamos fazer um relatório e enviar ao Ministério Público, para que haja também essa demanda judicial para ampliar as vagas que Rio Branco precisa“, esclareceu o enfermeiro e deputado Adailton Cruz.
Adailton explicou que o número de vagas disponíveis para todas as especialidades, que são 80, não superam nem os temporários, que são mais de 200. Ou seja, o déficit de hoje já é de mais de 200 servidores e 80 vagas não vão nem minimizar as necessidades reais da atenção primária.