“É preciso organização para que não ocorra um novo 8 de janeiro”, diz secretário de Segurança do DF
Publicado em
4 de abril de 2023
por
Metrópoles
O secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Sandro Avelar, disse que a organização prévia para manifestações na área central de Brasília é essencial para evitar novos episódios como os atos antidemocráticos ocorridos em 8 de janeiro.
A Secretaria de Segurança Pública do DF publicou, nesta terça-feira (4/4), uma portaria que cria a Área de Segurança Especial, que inclui a Esplanada dos Ministérios e a Praça dos Três Poderes, e estabelece uma série de regras para realização de protestos na região.
Em entrevista à coluna Grande Angular na tarde desta terça-feira, Sandro Avelar detalhou como será o protocolo para autorização de novas manifestações em Brasília e a importância de os organizadores respeitarem as regras.
“Uma vez que nós tenhamos tempo de nos organizar, vamos ajudar a promover manifestações mais seguras”, disse. “É preciso que seja feito com organização para que não aconteça, de forma alguma, aquilo que nós já garantimos que não vai acontecer, que é um novo 8 de janeiro”, declarou o secretário de Segurança.
Confira a entrevista com Sandro Avelar, secretário de Segurança Pública do DF, na íntegra:
Continua depois da publicidade
Sandro Avelar detalhou que, a partir de agora, qualquer manifestação na Área de Segurança Especial deverá ser comunicada à Secretaria de Segurança Pública com, no mínimo, cinco dias de antecedência. “Nós iremos receber os organizadores para que, juntos com eles, possamos organizar a manifestação. Isso envolve, inclusive, as questões de segurança para os próprios manifestantes, uma vez, por exemplo, que somos nós que controlamos o trânsito, para que eles possam fazer uma caminhada segura.”
O secretário informou que a SSP poderá barrar protestos marcados para ocorrer no mesmo horário e local que outra manifestação. Também não serão permitidos os atos que propaguem violência, exatamente como ocorreu em 8 de janeiro, quando extremistas depredaram as sedes dos Três Poderes. Mais de 1,2 mil pessoas foram presas após as invasões.
É óbvio que manifestações com o intuito de pregar atos de violência, utilizando-se de ferramentas e instrumentos que possam gerar violência naquela região, nós também não iremos permitir
Sandro Avelar, secretário de Segurança Pública do DF
Segundo o secretário, o aviso prévio das manifestações marcadas para ocorrer em Brasília também pode ajudar a cortar gastos desnecessários com a mobilização das forças de segurança. Sandro Avelar explicou que muitos atos são identificados nas redes sociais, mas acabam mal dimensionados porque não há informação formal, por parte dos organizadores, sobre o público.
“Às vezes as manifestações são mal dimensionadas em razão de informações que são, muitas vezes, postadas na internet, que são fake news, mas que nos preocupam”, afirmou.