POLÍTICA
Eleições 2022 iniciam com crimes eleitorais em via pública de Rio Branco
O Na Hora da Notícia acompanhou as primeiras movimentações dos candidatos e cabos eleitorais na madrugada deste domingo (2), em vários pontos de Rio Branco.
A equipe estava fazendo imagens dos milhares de “santinhos” (propaganda dos candidatos) que foram descartado próximo as seções eleitorais na capital, quando flagrou dezenas de veículos de cabos eleitorais de vários partidos políticos despejando diversas propagandas (santinhos) pelas ruas.
Essa prática de derramamento de “santinho” é crime eleitoral. De acordo com o art. 37 da Lei n. 9.504/1997, é proibido o derrame ou a anuência com o derrame de material de propaganda, tais como panfletos, santinhos e adesivos, no local de votação ou nas vias próximas, ainda que realizado na véspera da eleição.
Em vários momentos os cabos eleitorais passavam com os veículos jogando os “santinhos” pelas janelas dos carros. Nenhuma fiscalização dos órgãos de controle das eleições, no caso o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), durante a noite, foi visto nas ruas. O fato é que as ruas estão tomadas por milhões de propagandas de candidatos e até agora nenhuma medida ou providências foi tomada, nem nessas nem nas outras eleições.
A reportagem percorreu e fez imagens na frente das Escolas Estaduais Heloísa Mourão Marque, Serafim da Silva Salgado, Marina Vicente Gomes, Governador José Augusto, Boa União, João Paulo II, Neutel Maia e CEBRB, na região Central de Rio Branco.
Confira as fotos e vídeos: