POLÍTICA
Eleições 2022: por que tirar o título de eleitor ainda é um desafio para jovens indígenas em RO
Jovens indígenas se reuniram nesta sexta-feira (25) em Porto Velho com representantes da Justiça Eleitoral. O objetivo foi pedir ajuda no cadastramento de eleitores dentro das aldeias do estado de Rondônia. Mais de 1,5 mil jovens indígenas poderiam votar nas próximas eleições, mas muitos têm dificuldades na regularização do título de eleitor.
Entre os principais desafios estão:
- o deslocamento entre a aldeia e os cartórios eleitorais,
- a falta de informações sobre o papel dos governantes,
- e a barreira da língua.
Para o último obstáculo citado, a sugestão de pesquisadores que coordenam um projeto para estimular a participação dos indígenas no processo eleitoral, é que as campanhas da Justiça Eleitoral sejam feitas também nas línguas dos povos indígenas que vivem em Rondônia.
“O desafio que levamos ao tribunal é que eles repensem algumas características da propaganda, atendendo as necessidades da língua indígena, porque nós acreditamos que elas têm função social”, explicou a pesquisadora Aparecida Zuin.
“Algo importantíssimo é atender a juventude com a retirada do título de eleitor para que eles possam participar com mais afinco do processo eleitoral”, disse.
O TRE-RO informou que oito zonas eleitorais abrangem terras indígenas. São pelo menos 10 locais de votação em aldeias e comunidades em todo o estado. O tribunal se propôs a analisar o número de eleitores em territórios indígenas para possivelmente aumentar o número de locais de votação.
Walela Kin Suruí, do movimento juventude indígena, exibe orgulhosa o título. Ela já votou nas últimas eleições e sabe da importância do voto para proteção dos direitos dos povos originários.
Para que outros jovens indígenas possam fazer a diferença na hora de escolher os candidatos, ela participou da reunião na sede do Tribunal Regional Eleitoral nesta sexta.
Para regularizar a situação do título de eleitor ou a retirada da primeira via do documento devem ser solicitadas pelo sistema Título Net, no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O primeiro turno da votação está marcado para 2 de outubro. Já o segundo turno, nos estados e nacionalmente, caso preciso, ocorrerão em 30 de outubro, último domingo do mês.