Search
Close this search box.
RIO BRANCO

POLÍTICA

EUA: quem é DeSantis, adversário republicano de Trump nas eleições

Publicado em

Reeprodução/Twitter @GovRonDeSantis Ron DeSantis será o principal adversário de Trump nas eleições primárias do Partido Republicano

O atual governador da Flórida, Ron DeSantis , oficializou na última quarta-feira (24) a sua candidatura para disputar as eleições de 2024 para a Presidência dos Estados Unidos . Membro do Partido Republicano, ele será concorrente de Donald Trump dentro da legenda.

DeSantis deve ser o principal adversário do ex-presidente norte-americano para ser o nome republicano na provável disputa contra Joe Biden no pleito eleitoral do ano que vem. Contudo, enquanto Trump aparece com 55% das intenções de voto nas primárias, o governador da Flórida tem 21%, de acordo com a pesquisa realizada pelo site Real Clear Politics.

Mas quem é o político que é visto como a única ameaça real para uma nova disputa entre Biden e Trump nas eleições presidenciais dos EUA?

Continua depois da publicidade

De Yale ao Iraque

Ronald Dion DeSantis tem 44 anos e nasceu em Jacksonville, na Flórida. Sua família é da classe média norte-americana e tem origem italiana. No que diz respeito à sua escolaridade, ele se formou em História na Universidade de Yale e em Direito em Harvard.

Enquanto estudava em Harvard, o atual governador da Flórida se tornou oficial da Marinha dos Estados Unidos, fato esse que fez com ele passasse a exercer a função de consultor jurídico em Guantánamo, Cuba, e com tropas norte-americanas enviadas ao Iraque.

DeSantis conquistou, em 2012, uma cadeira na Câmara dos Deputados no Congresso dos EUA, sendo reeleito em duas oportunidades. No período de seis anos no cargo, ele fez forte oposição ao governo de Barack Obama, e foi em diversas oportunidades elogiado por Donald Trump.

Governador da Flórida

Em 2018, Ron decidiu alçar novos voos dentro da política e se candidatou nas eleições para governador da Flórida e, logo na sua primeira disputa, foi eleito em um pleito muito apertado onde teve como adversário o democrata Andrew Gillum.

Boa parte do seu mandato no estado foi marcado pela pandemia de Covid-19 e as medidas sanitárias impostas neste período. Em 2020, por exemplo, o consevador impôs um lockdown em toda a Flórida, mas voltou atrás apenas três semanas depois.

Propaganda
Advertisement