POLÍTICA
Ex-presidente do PP Jovem exonerado após prisão em operação da PF contra tráfico internacional

O ex-presidente do PP Jovem, Hélio Nascimento Júnior, foi exonerado do cargo comissionado na Secretaria de Estado de Saúde do Acre após sua prisão na Operação Renitência, deflagrada pela Polícia Federal na última quarta-feira (9). A operação desarticulou um grupo acusado de tráfico internacional de drogas e lavagem de capitais, com ramificações no Acre e em Santa Catarina.
A exoneração, publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) nesta quinta-feira (10), foi determinada pela vice-governadora Mailza Assis. Hélio ocupava o cargo de Chefia, Assistência e Assessoramento (CAS-8) desde janeiro de 2023, recebendo um salário de R$ 11.069,10, totalizando mais de R$ 300 mil durante o período.
Reação do Progressistas
O vice-presidente do Progressistas, Lívio Veras, declarou surpresa com a prisão de Hélio, afirmando que o partido o considera uma pessoa íntegra e que aguardará o fim do processo judicial para se manifestar. Veras enfatizou o direito de defesa de Hélio, considerando-o inocente até que se prove o contrário.
Além de Hélio, outros sete suspeitos foram presos e 11 endereços foram alvo de buscas e apreensões em cidades do Acre e de Santa Catarina. A Polícia Federal apontou que a organização criminosa importava drogas da Bolívia e do Peru, passando pela fronteira do Acre com destino a Santa Catarina. A operação contou com a participação de policiais federais e forças estaduais.
