Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

POLÍTICA

Exclusivo: conheça os dois novos gestores que vão assumir secretarias no Governo Gladson

Publicado em

Conheça os dois novos gestores que vão ocupar secretarias no Governo Gladson/Foto: Reprodução

A última semana do ano promete ser agitada para o governador Gladson Cameli (Progressistas). Reeleito, ele será empossado novamente como chefe do executivo acreano e terá a missão de manter o que deu certo e mexer na estrutura de Governo para otimizar a sua nova gestão, especialmente após a sanção da reforma administrativa que foi proposta por ele e aprovada na Assembleia Legislativa.

Ao ContilNet, Gladson disse que o seu secretariado completo será anunciado até o fim desta semana.

“Vou anunciar até o dia 30 quem serão os novos secretários, quem vai continuar e quais pastas serão renovadas. O fato é: vamos trabalhar com pessoas técnicas e com perfil político”, contou.

Continua depois da publicidade

Quem permanece?

Na semana passada ele já havia adiantado os nomes de alguns secretários que, diante do bom trabalho desempenhado, permanecem no cargo, como a de Comunicação, Nayara Lessa; o engenheiro eletricista Assurbanipal Barbary de Mesquita, na Secretaria de Indústria e Comércio, que passará a ser Secretaria de Estado de Indústria, da Ciência, do Comércio, do Empreendedorismo e do Turismo (SEICETUR). Jonathan Donadoni, secretário da Casa Civil, também fica, assim como Aberson Carvalho na Educação.

Quem também permanece no time de Cameli é Alysson Bestene, que comanda a Secretaria Extraordinária de Assuntos Governamentais (Segov).

Os que serão mantidos, da esquerda à direita: Nayara Lessa (Secom), Assurbanipal (Seict), Danadoni (Casa Civil), Cirleudo (Seinfra), Alysson (Segov) e Aberson (SEE)/Foto: Reprodução
Os que serão mantidos, da esquerda à direita: Nayara Lessa (Secom), Assurbanipal (Seict), Danadoni (Casa Civil), Cirleudo (Seinfra), Alysson (Segov) e Aberson (SEE)/Foto: Reprodução

Sesacre pode mudar

Ao ContilNet, Gladson também já havia informado que a Secretaria de Saúde poder ter um novo gestor. Sem informar nomes, adiantou que a atual secretária, Paula Mariano, pode deixar o posto a partir do próximo ano, mas nada foi definido nesse sentido, até o momento.

O governador disse que ainda vai conversar com a médica sobre sua posição no Governo.

Paula Mariano/Foto: ContilNet

Novos nomes

Continua depois da publicidade

Quem entra para o corpo de secretários do segundo mandato de Gladson é o cruzeirense e ex-secretário municipal de Planejamento e Gestão de Cruzeiro do Sul, Paulo Roberto Correia, que também já dirigiu a Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam).

Paulo Roberto será o novo secretário de Estado de Administração (SEAD) – pasta criada a partir da Reforma Administrativa (mais informações abaixo, na matéria) e que antes estava acoplada à Seplag.

Paulo Roberto Correia/Foto: Reprodução

O ex-secretário da Casa Civil, Rômulo Grandidier, voltará a compor o primeiro escalão do governo Gladson Cameli. Depois de ter se afastado do cargo durante as Eleições de 2022, o contador pode assumir a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz). Amarísio Freitas, o atual secretário, permanece na estrutura do Governo, mas pode ser conduzido para outro cargo.

Em menos de 24 horas, Gladson nomeia e exonera Rômulo Grandidier do cargo de diretor da Casa Civil – Jornal A Gazeta do Acre
Rômulo Grandidier já foi diretor da Casa Civil no primeiro mandato de Gladson/Foto: Reprodução

O ex-candidato ao Senado, Ney Amorim, tem vaga garantida no Governo, mas ainda é incerto qual será o seu destino – se ocupará uma secretaria ou assessoria de Governo.

Ney Amorim/Foto: Reprodução/Facebook

Conforme decisão de Gladson, informada ainda em campanha e confirmada na semana passada ao ContilNet, o ex-deputado estadual vai estar no segundo Governo Cameli. “Ainda não está definido onde ele vai atuar, mas ele estará no nosso Governo”, disse o governador.

Mais novos nomes devem ser anunciados nos próximos dias.

Reforma administrativa

A reforma foi sancionada no último dia 16 pelo governador Gladson Cameli. A estrutura para seu segundo mandato contará com 15 secretarias.

Uma das mudanças previstas tem a ver com a Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict) que será fundida à Secretaria de Empreendedorismo e Turismo, tornando-se a Secretaria de Estado de Indústria, da Ciência, do Comércio, do Empreendedorismo e do Turismo.

A partir do desmembramento da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) serão criadas as secretarias de Estado de Planejamento (Seplan) e de Estado de Administração (SEAD).

A Secretaria de Estado de Habitação e Interesse Social e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Regional também vão se tornar uma só. O que volta a existir na estrutura de Governo é a Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop).

Confira a nova estrutura à partir de janeiro de 2023:

Secretaria de Estado da Casa Civil – SECC;

Secretaria de Estado de Governo – SEGOV;

Secretaria de Estado da Fazenda – SEFAZ;

Secretaria de Planejamento – SEPLAN;

Secretaria de Estado de Administração – SEAD;

Secretaria de Estado de Saúde – SESACRE;

Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública – SEJUSP;

Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes – SEE;

Secretaria de Estado de Assistência Social, da Mulher e dos Direitos Humanos – SEAMD;

Secretaria de Estado de Produção e Agronegócio – SEPROD;

Secretaria de Estado do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas – SEMAPI;

Secretaria de Estado de Obras Públicas – SEOP;

Secretaria de Estado de Habitação e Urbanismo – SEHURB;

Secretaria de Estado de Comunicação – SECOM;

Secretaria de Estado de Indústria, da Ciência, do Comércio, do Empreendedorismo e do Turismo – SEICETUR.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress