Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
RIO BRANCO
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

POLÍTICA

Filipe Martins, ex-assessor de Bolsonaro, é preso pela PF após ordem de Moraes

Publicado em

Filipe Martins, assessor da Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos da Presidência da República • Foto: Divulgação

Filipe Martins, ex-assessor do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), foi preso na manhã desta sexta-feira, 2, em sua casa, em Ponta Grossa (PR), pela Polícia Federal (PF). A prisão ocorreu após ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Segundo informações do jornal Folha de S.Paulo, Martins foi levado para um presídio da cidade. Martins estava em prisão domiciliar desde o último sábado, 27. A prisão preventiva foi decretada após ele supostamente ter violado uma das medidas cautelares impostas, de não acessar redes sociais.

Continua depois da publicidade

Segundo o ministro, o ex-assessor de Jair Bolsonaro teria feito uma pesquisa na plataforma LinkedIn no domingo, 29, para buscar perfis de terceiros, descumprindo a proibição de acesso a redes sociais. A defesa disse que vai recorrer da decisão.

Filipe Martins integra o chamado “núcleo 2” da trama golpista, acusado de atuar na operacionalização da tentativa de ruptura institucional. Em 16 de dezembro, ele foi condenado pelo Supremo a 21 anos e seis meses de prisão por cinco crimes.

Continua depois da publicidade

Natural de Sorocaba (SP), Martins tem 38 anos. Em seu perfil profissional, afirma ser formado em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília e ter cursado Diplomacia e Defesa na Escola Superior de Guerra. Ele assumiu o cargo de assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidência em 2019, no início do governo Bolsonaro, após atuar com o então chanceler Ernesto Araújo durante o período de transição.

 

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement