Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

POLÍTICA

Flaviano conversa com presidente do TRE/AC sobre mudança no horário de votação

Publicado em

Preocupado com parte dos acreanos, que tem o hábito de votar cedo, o deputado federal Flaviano Melo, do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), realizou uma conversa com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE/AC), Francisco Djalma, sobre a mudança no horário de votação no estado, na tarde desta quinta-feira, 8.

Antes disso, o parlamentar havia protocolado uma Ação Direta de Inconstitucionalidade de urgência pelo MDB em referência, proposta contra a integralidade do artigo 254 da Resolução nº 23.669, de 13 de dezembro de 2021, do Tribunal Superior Eleitoral, que dispõe sobre os atos gerais do processo eleitoral para as Eleições 2022.

Para Flaviano, é necessário ressaltar o transporte de grande parte dos eleitores do estado aos locais de votação que é realizado no dia da eleição, iniciando às 4h da manhã, para o começo da votação às 8h.

Continua depois da publicidade

“Com a mudança obrigatória, o transporte deverá iniciar a partir das 2h da manhã para que os eleitores iniciem a sua participação no prélio eleitoral a partir das 6h da manhã. Esse horário tornará a atividade excessivamente desgastante e onerosa, além da possibilidade de aumentar o percentual de abstenção, levando em consideração as peculiaridades logísticas das regiões envolvidas na alteração. E sem falar no deslocamento dos eleitores idosos, acima de 60 anos, que se mostrará em mais um desafio que terão de enfrentar para poderem exercer o direito ao voto”, pontua.

O desembargador concorda com Flaviano e acredita que esse horário é prejudicial para o eleitor.

“O posicionamento do TRE/AC é o posicionamento da sociedade acreana. Nós pensamos sempre que esse horário, de 6h da manhã, o início das eleições, é prejudicial para o para o eleitor. Mas a gente está cumprindo uma determinação do TSE que a gente é obrigado a cumprir. E vamos cumprir com todas as nossas forças e energias nosso serviço”, disse Francisco Djalma.

O juiz disse ainda que sempre pensou nas abstenções de voto por conta do horário, mas que estão trabalhando para que isso não aconteça.

“A recomendação ao eleitor é que chegue o quanto antes possível no local de votação, porque a votação se inicia às 6h da manhã e termina às 15h. De modo que se o eleitor chegar às 15:05 não voltará mais”, finalizou.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress