POLÍTICA
Folha diz que Acre foi esquecido por presidenciáveis e que JV pode não ir ao 2º turno
Uma matéria divulgada pelo site Folha de S. Paulo diz que os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Jair Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) focaram as campanhas nos três maiores colégios do país e ignoraram pelo menos seis estados, entre eles o Acre.
Além do Acre, Alagoas, Piauí, Mato Grosso, Rondônia e Roraima não tiveram nenhum ato de campanha ou comício dos quatro postulantes ao Palácio do Planalto, após o início do período eleitoral, em 16 de agosto.
Somados, os estados têm quase 9,6 milhões de eleitores, segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), menos do que a Bahia tem (11,3 milhões de eleitores).
“Segundo o Ipec, Bolsonaro lidera as pesquisas de intenção de voto em quatro dos seis estados esquecidos –Acre, Mato Grosso, Rondônia e Roraima. Alagoas e Piauí são redutos políticos de dois dos principais aliados do presidente: Arthur Lira (PP-AL), que comanda a Câmara, e Ciro Nogueira (PP-PI), ministro-chefe da Casa Civil”, diz trecho da reportagem divulgada nesta terça-feira (27).
Outra questão levantada pelo site é quanto ao candidato de Lula no Acre: Jorge Viana, que segundo a reportagem, corre o risco de ficar de fora do segundo turno das eleições.
Sobre a ausência de Lula no Acre e outros estados, Jorge disse à Folha de S.Paulo que todos os candidatos da base já haviam concordado com essa decisão, por ser uma campanha curta e esses estados terem colégios eleitorais menores.