POLÍTICA
Fuad tem 53% e, Engler, 47%, no segundo turno da eleição em BH, mostra Datafolha
A última rodada de pesquisa Datafolha antes do 2º turno, divulgada neste sábado, 26, traz Fuad Noman (PSD) com 53% dos votos válidos contra 47% de Bruno Engler (PL) na corrida pela Prefeitura de Belo Horizonte (MG). A eleição acontece neste domingo, 27.
Para calcular os votos válidos, o Datafolha adota o mesmo critério da Justiça Eleitoral e exclui os votos brancos e os nulos, além de não considerar a parte da amostra que se declarou indecisa. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
O levantamento, encomendado pelo jornal Folha de S.Paulo e TV Globo, foi conduzido entre os dias 25 e 26 de outubro, com entrevistas presenciais de 1.674 moradores de Belo Horizonte com 16 anos ou mais. O registro da pesquisa na Justiça Eleitoral está sob o protocolo MG-01286/2024. O nível de confiança é de 95%.
Com relação à pesquisa estimulada, os nomes dos candidatos são apresentados aos eleitores durante a entrevista. Neste quesito, brancos, nulos e indecisos não são excluídos. Confira o levantamento:
Fuad Noman aparece com 48%, ante 46% na pesquisa anterior; Bruno Engler saiu de 39% para 42%. Os brancos, nulos e indecisos caíram de 10% para 7% e, por fim, 4% não souberam responder à entrevista.
A troca de ataques entre Noman e Engler fez com que a Justiça Eleitoral estendesse a campanha eleitoral até este sábado em Belo Horizonte. Ambos tiveram direitos de resposta concendidos e, como não houve tempo hábil para veiculação das pelas, elas serão exibidas, excepcionalmente, na véspera do pleito.