POLÍTICA
Gladson Cameli nomeia Oswaldo D’Albuquerque como Procurador-Geral de Justiça do Acre para o Biênio 2026/2027

Rio Branco, AC – O governador Gladson Cameli anunciou nesta sexta-feira, 21,, a nomeação do procurador de justiça Oswaldo D’albuquerque Lima Neto para o cargo de Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Acre (MPAC) para o biênio 2026/2027. A decisão foi oficializada por meio de decreto publicado em edição extra do Diário Oficial.
Oswaldo D’albuquerque foi o primeiro colocado na lista tríplice definida em votação interna no Ministério Público, realizada em 18 de novembro, obtendo 49 votos. A promotora Marcela Cristina Osório e o procurador Álvaro Pereira também integravam a lista.
Oswaldo D’Albuquerque Lima Neto, 55 anos, atualmente ocupa a 4ª titularidade da Procuradoria de Justiça Criminal do MPAC. Ingressou na instituição como promotor de Justiça em 1994 e ascendeu ao cargo de procurador de Justiça em 2002, tendo atuado como coordenador de Defesa do Patrimônio Público. Natural de Cruzeiro do Sul, ele já exerceu o cargo de procurador-geral de Justiça nos biênios 2014/2016 e 2016/2018, além de ter sido corregedor-geral do MPAC.
D’Albuquerque possui vasta experiência no Ministério Público, tendo sido conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) por dois mandatos, além de exercer os cargos de corregedor e ouvidor nacional do Ministério Público.
O novo Procurador-Geral é mestre em Administração Pública pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, possui pós-graduação em Direito Processual Civil (Universidade Cândido Mendes) e em Administração Pública – MBA (Fundação Getúlio Vargas), e é formado em Direito pela Universidade Federal do Acre (Ufac).
Com a nomeação de Oswaldo D’Albuquerque, o Ministério Público do Acre se prepara para um novo ciclo, com a expectativa de continuidade e aprimoramento dos serviços prestados à sociedade acreana.










