Search
Close this search box.
RIO BRANCO

POLÍTICA

Governadores da Amazônia Legal assinam Carta Rio Branco durante encontro no Acre

Publicado em

Foto: Sérgio Vale/ac24horas

No âmbito do 27º Fórum de Governadores da Amazônia Legal, os representantes dos nove estados que compõem a região se reuniram na capital do Acre para a assinatura da Carta Rio Branco. O plenário do auditório do Departamento de Trânsito do Acre – DETRAN foi o palco desse importante marco, onde as cartas elaboradas pelas câmaras temáticas dos setores foram apresentadas e assinadas pelos governadores.

O Presidente do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal, o governador Helder Barbalho, do Pará, comemorou a conclusão e a assinatura da Carta Rio Branco, que ratifica os pontos destacados pelas câmaras temáticas. “Agradeço especialmente aos participantes das câmaras temáticas, que se dedicaram profundamente aos temas, com discussões e debates que estão refletidos na Carta Rio Branco”, expressou Barbalho.

O governador do Acre, Gladson Cameli, enfatizou a singularidade e a importância desse momento. “Estamos vivendo um momento ímpar aqui, com esforços para reduzir as diferenças. Não posso deixar de agradecer ao presidente da república, Lula, que nunca virou as costas para nós. Em momentos de maior necessidade, por meio de seus ministros, ele sempre esteve presente”, afirmou Cameli.

Continua depois da publicidade

Helder Barbalho anunciou que Rondônia será a sede do 28º Fórum de Governadores da Amazônia Legal, programado para a primeira semana de agosto, após um convite do vice-governador do estado, Sérgio Gonçalves.

Diversas autoridades estiveram presentes na cerimônia de assinatura da Carta Rio Branco, incluindo o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil, Wellington Dias; o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar do Brasil, Paulo Teixeira; os governadores Gladson Cameli (Acre), Helder Barbalho (Pará), Mauro Mendes (Mato Grosso), Clécio Luiz Vieira (Amapá), Carlos Brandão (Maranhão); bem como vice-governadores e outros representantes dos estados da Amazônia Legal.

A assinatura da Carta Rio Branco representa um importante passo para o desenvolvimento sustentável e a preservação do meio ambiente na região amazônica. Por meio desse documento, os governadores se comprometem a implementar ações conjuntas visando ao progresso socioeconômico e à proteção dos recursos naturais desse ecossistema de extrema importância.

Propaganda
Advertisement