POLÍTICA
Governo aguardará decisão oficial dos EUA das tarifas sobre aço para se manifestar, diz Haddad

O governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai aguardar a eventual oficialização de novas medidas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na área tarifária para posteriormente se manifestar, disse nesta segunda-feira, 9, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
“Para não deixar dúvida, não é correta a informação de que o governo Lula deve taxar empresas de tecnologia se o governo dos Estados Unidos impuser tarifas ao Brasil. No mais, o governo brasileiro tomou a decisão sensata de só se manifestar oportunamente com base em decisões concretas e não em anúncios que podem ser mal interpretados ou revistos. Vamos aguardar a orientação do presidente”, disse Haddad em entrevista a jornalistas.
Trump disse no domingo que introduzirá novas tarifas de 25% sobre todas as importações de aço e alumínio para os EUA, em outra grande escalada de sua reforma da política comercial do país. O Brasil é um dos principais fornecedores de aço para os EUA.
De acordo com a colunista Mônica Bergamo, da Folha, o governo Lula aguarda com cautela a concretização do anúncio de Trump e entende que o melhor é não abrir uma guerra comercial aberta contra os EUA
Três fontes do governo afirmaram à Reuters que a questão não será discutida publicamente antes de a nova taxação ser efetivamente oficializada pelo governo Trump.
