O governo federal reativou, depois de sete anos, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI). Sob o comando do vice-presidente Geraldo Alckmin, ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o colegiado apresentará propostas para a política industrial do país.
Além de Alckmin, o “conselhão da indústria” será composto por 19 ministros e pelo presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante.
Continua depois da publicidade
Alckmin também indicará 21 representantes de entidades da sociedade civil para participar do órgão como conselheiros. Representantes da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) devem integrar o conselho.
No fim de março, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que o governo pretende lançar um programa nos moldes do Plano Safra para fortalecer a indústria brasileira. O Plano Safra foi instituído em 2003 pelo Ministério da Agricultura para fomentar a produção rural brasileira.
Continua depois da publicidade
Propaganda