O governo federal reativou, depois de sete anos, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI). Sob o comando do vice-presidente Geraldo Alckmin, ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, o colegiado apresentará propostas para a política industrial do país.
Além de Alckmin, o “conselhão da indústria” será composto por 19 ministros e pelo presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante.
Alckmin também indicará 21 representantes de entidades da sociedade civil para participar do órgão como conselheiros. Representantes da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) devem integrar o conselho.
No fim de março, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que o governo pretende lançar um programa nos moldes do Plano Safra para fortalecer a indústria brasileira. O Plano Safra foi instituído em 2003 pelo Ministério da Agricultura para fomentar a produção rural brasileira.
Continua depois da publicidade
Propaganda