POLÍTICA
Guedes defende aumento a servidor federal: “Eleitoralmente factível”

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse, nesta sexta-feira (22/04), que o governo se decidiu por dar um reajuste linear, que deve ser de 5%, a todos os servidores federais, por questões ligadas à legislação eleitoral e à proximidade do pleito.
Em entrevista coletiva concedida nos Estados Unidos, onde cumpre agenda nesta semana, Guedes disse que o anúncio sobre o aumento deve sair “em breve”, e não quis bater o martelo, mas citou o dia 1º de julho como um exemplo.
“O pleito [dos servidores por reajuste] num ano eleitoral não pode ser satisfeito com facilidade, porque isso é visto, pela lei eleitoral, como se fosse favorecimento específico a uma categoria, e, portanto, uma tentativa de buscar votos numa categoria específica”, afirmou o ministro. “O que a lei eleitoral permite é que haja aumentos lineares, não diferenciados, e que possam tratar apenas da reposição no ano”, explicou ele, para justificar o percentual que o governo deve oferecer, mas que está sendo considerado baixo por muitos sindicatos.
“Não pode dar aumento de 40% porque está há três anos atrasado. O que pode é pegar a inflação acumulada naquele período do ano. Então, se der [aumento] em 1º de julho, pode dar até o limite daquele número da inflação, que deve ser 5%”, disse o economista.
O ministro afirmou ainda que o presidente Jair Bolsonaro (PL) preferia dar aumento apenas para os policiais. “Seria inclusive mais barato”, declarou Guedes.
“Só 1,7 bilhão este ano, e não quase R$ 6 bilhões [que custará o aumento linear]; que serão R$ 12 bilhões ano que vem. Politicamente, seria até melhor para o presidente; ele atenderia o desejo dele, seria mais barato para a economia, mas não seria eleitoralmente factível”, concluiu o ministro.
Mudança de opinião
Paulo Guedes se convenceu há pouco tempo da viabilidade de um reajuste linear para o funcionalismo. No último dia 7 de abril, ele previu, em fala a investidores, um cenário péssimo para a economia.


Dois acidentes deixam motociclistas feridos em cruzamento de Brasiléia

Mulher fica ferida após capotamento em ramal no interior do Acre

Feijoada Solidária em Rio Branco busca apoio para tratamento de Hillary Rodrigues contra Leucemia

LUTO: Cardiologista Gilberto da Costa Ferreira morre aos 75 anos em São Paulo




