Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
RIO BRANCO
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

POLÍTICA

“Guerra Fria” no Acre: Gladson exonera aliados de Alan Rick e coloca filho de Bittar na Funtac

Publicado em

Rio Branco/AC – Em um movimento que remete a uma “guerra fria” política no Acre, o governador Gladson Cameli (Progressistas) promoveu uma série de exonerações e nomeações na noite de quarta-feira (5), atingindo diretamente aliados do senador Alan Rick (União Brasil), um dos pré-candidatos ao governo do estado em 2026.

As mudanças, que ocorreram horas após a vice-governadora Mailza Assis anunciar sua candidatura à sucessão, foram interpretadas como um sinal claro de que Gladson está fortalecendo a candidatura de Mailza em detrimento de Alan Rick, que atualmente lidera as pesquisas para o pleito de 2026.

Continua depois da publicidade

A ex-presidente da Funtac, Iucara Andrade da Costa Souza, e a irmã de Alan Rick, Mirla Moraes Miranda Mariano, foram exoneradas de seus cargos na fundação. Jairo Cassiano Barbosa, coordenador político do senador, também foi desligado do governo.

Em contrapartida, João Paulo Bittar, filho do senador Márcio Bittar (União Brasil), foi nomeado para a presidência da Funtac. A nomeação é vista como a entrada do grupo de Bittar no governo, após o rompimento ocorrido em 2022, quando a ex-esposa de Márcio, Márcia Bittar, foi descartada para a vice-governadoria.

Continua depois da publicidade

A movimentação política no Acre se intensifica com as eleições de 2026 se aproximando. As exonerações e nomeações colocam em evidência as disputasb internas no governo e as estratégias dos grupos políticos para a próxima disputa eleitoral.

Gladson exonera apadrinhados e irmã de Alan Rick

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement