POLÍTICA
Haddad e ministros minimizam salário mínimo maior fixado por Tarcísio
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e alguns de seus colegas no governo Lula minimizaram, nos bastidores, a decisão do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, de propor no estado um salário mínimo com valor superior ao piso nacional.
No domingo (30/4), Lula anunciou, em cadeia de rádio e TV, que o salário mínimo nacional será de R$ 1.320. Enquanto isso, Tarcísio prometeu levar uma proposta à Assembleia Legislativa de São Paulo com valor de R$ 1.550 para o mínimo no estado.
Após o anúncio de Tarcísio, Haddad fez questão de lembrar a interlocutores que o aumento do salário mínimo em São Paulo acima do piso nacional também foi uma de suas promessas de campanha, quando disputou o governo paulista em 2022.
Outros ministros do governo Lula também foram na mesma linha de Haddad, ao serem questionados pela coluna sobre o assunto. “Sempre foi assim, o mínimo paulista maior do que o nacional. Há bastante tempo”, minimizou um ministro do Palácio do Planalto.
Aliados de Tarcísio, por sua vez, ressaltam que o aumento do salário mínimo em São Paulo proposto pelo governador será de 20,7%, mais que o dobro dos 8,9% de reajuste do piso nacional e que os 10,3% concedido em 2022 para o mínimo estadual.