POLÍTICA
Ilmar Galvão recebe a maior honraria do Acre em cerimônia com Gladson Cameli
Na última quinta-feira, 22 de agosto, o governador Gladson Cameli (PP) teve a honra de conceder a Medalha da Estrela da Ordem do Acre ao ministro do Supremo Tribunal Federal, Ilmar Galvão, em um evento realizado em Brasília. Esta medalha é a mais alta distinção oferecida pelo Estado a indivíduos que têm um papel significativo no progresso do Acre.
Durante a cerimônia, Gladson destacou que a entrega dessa honraria, no grau Grã-Cruz, é um reconhecimento ao compromisso de Ilmar Galvão com a defesa dos interesses dos acreanos e de todos os brasileiros. O ministro, que foi o primeiro juiz federal no Acre, construiu uma carreira pautada pela ética e dedicação, e se tornou um verdadeiro acreano ao se unir à Dra. Terezinha Galvão, natural do estado. “Esta condecoração é uma homenagem à sua trajetória e à sua autoridade. Ele compreendeu e vivenciou nossa realidade, sempre contribuindo para o fortalecimento do nosso Estado. Para nós, acreanos, é uma forma de reconhecer um brasileiro que escolheu ser parte da nossa terra”, afirmou o governador.
Nascido em Jaguaquara (BA) em 1933, Ilmar Galvão ingressou na magistratura em 1967 como juiz federal na Seção Judiciária do Acre e foi nomeado ministro do STF em 1991, cargo que ocupou até 2003.
Além da medalha, o evento contou com homenagens do Tribunal de Justiça e da Assembleia Legislativa do Acre. O governador também expressou sua gratidão aos presentes, especialmente ao presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso.