Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

POLÍTICA

Joabe Lira é eleito presidente da Câmara de Vereadores de Rio Branco

Publicado em

Foto: Sérgio Vale/ac24horas

A eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Rio Branco para o biênio 2025/2026 resultou na confirmação do vereador Joabe Lira (UB) como novo presidente do Poder Legislativo. A votação, realizada nesta quarta-feira, 1º de janeiro, na sede do Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran), também elegeu Felipe Tchê (PP) como 1º secretário e Leôncio Castro (PSDB) para a vice-presidência. Os vereadores Éber Machado (MDB) e André Kamai (PT) foram derrotados na disputa.

Além dos líderes eleitos, a composição da Mesa Diretora inclui o vereador reeleito Antônio Moraes (PL), que assumirá a 2ª secretaria, e Lucilene Vale (PP), escolhida como suplente da Mesa.

Em sua primeira declaração como presidente, Joabe Lira destacou a relevância do momento para a Câmara e reafirmou o compromisso de manter a autonomia do Legislativo em relação ao Executivo. “Este é um dia importante para todos nós. Nós, vereadores eleitos, tomamos posse. O prefeito Tião Bocalom também foi empossado para seu segundo mandato, com uma votação expressiva, demonstrando a aprovação da sua gestão pela população. Nossa proposta é ter uma Câmara atuante, forte e próxima da comunidade”, afirmou Lira.

Continua depois da publicidade

Ele também ressaltou a importância de parcerias institucionais enquanto preserva a independência da Câmara. “Nosso objetivo é fortalecer o mandato de cada vereador e garantir que a Câmara seja um destaque positivo. Buscaremos parcerias, mas sempre respeitando a autonomia entre os poderes. Essas colaborações são essenciais, não apenas com o Executivo, mas também com o Judiciário, o Ministério Público e o Tribunal de Contas”, acrescentou.

A votação foi marcada por discursos calorosos, e o vereador Antônio Moraes (PL) elogiou Joabe Lira, afirmando que ele está preparado para liderar o Legislativo: “Ele está credenciado”, disse.

O acordo para a formação da Mesa, conhecido como “consenso” entre os principais partidos, foi anunciado à imprensa no último dia de 2024, durante uma reunião na sede do Partido Progressistas. Este arranjo contou com o apoio do prefeito Tião Bocalom e do governador Gladson Cameli. Um fato que chamou a atenção é que os três principais cargos da Mesa Diretora serão ocupados por vereadores em seus primeiros mandatos, o que promete trazer uma nova dinâmica ao Legislativo.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress