Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
RIO BRANCO
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

POLÍTICA

Justiça cassa mandato do presidente da Câmara de Boa Vista por compra de votos nas eleições de 2024

Publicado em

Boa Vista, RR – O juiz Angelo Augusto Graça Mendes, da 5ª Zona Eleitoral de Roraima, cassou nesta quarta-feira (19) o vereador Genilson Costa (Republicanos), presidente da Câmara Municipal de Boa Vista, por compra de votos nas eleições de 2024. A decisão, em primeira instância, torna o parlamentar inelegível até 2032 e impõe multa de R$ 53,2 mil. O primeiro suplente do partido, Renato Queiroz, deve assumir a vaga.

Genilson Costa anunciou que vai recorrer e acredita que a sentença será revertida, alegando que sua defesa não foi considerada na fase atual do processo.

Continua depois da publicidade

Além do vereador, outras 13 pessoas — entre elas sua esposa, irmã e servidores públicos — também foram declaradas inelegíveis por oito anos, acusadas de integrar o esquema. As defesas apontaram supostas nulidades no processo, como falhas na denúncia do Ministério Público Eleitoral (MPE), problemas na cadeia de custódia de provas digitais e cerceamento de defesa.

Na decisão, o juiz identificou três crimes eleitorais atribuídos a Genilson Costa: abuso de poder econômico, compra de votos e caixa dois.

Continua depois da publicidade

O magistrado ainda determinou o envio do processo ao Ministério Público Federal (MPF) e ao Ministério Público de Roraima (MPRR) para apuração de possíveis crimes e atos de improbidade, já que armas e ouro relacionados ao vereador foram apreendidos durante a investigação.

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement