Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
RIO BRANCO
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

POLÍTICA

Justiça manda Zambelli indenizar jornalista Vera Magalhães por ataques nas redes

Publicado em

Zambelli, durante sessão na Câmara: Justiça paulista condenou a parlamentar a indenizar a jornalista Vera Magalhães por ataques feitos nas redes sociais em 2022. Foto: CartaCapital

A Justiça de São Paulo condenou a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) a indenizar em R$ 20 mil a jornalista Vera Magalhães, apresentadora do Roda Viva, da TV Cultura, e comentarista da rádio CBN. A decisão foi tomada pelo Tribunal de Justiça paulista, que considerou ofensivas as publicações feitas pela parlamentar em 2022 — ano eleitoral em que Zambelli se notabilizou por ecoar ataques de Jair Bolsonaro à imprensa.

Naquele período, Zambelli reproduziu nas redes sociais uma fala de Bolsonaro em que ele chamava Vera de “vergonha do jornalismo brasileiro” e insinuava que a jornalista teria “alguma paixão” por ele. O episódio ocorreu durante um debate promovido pela TV Cultura, quando Vera questionou o então presidente sobre a queda da cobertura vacinal e o avanço da desinformação durante a pandemia de covid-19.

Continua depois da publicidade

Dias depois, a deputada voltou à carga. Em outro post, acusou a jornalista de debochar da ex-ministra Damares Alves e de agir como uma “pessoa sexista, machista, cristofóbica e, de forma indireta, apoiando estupro e pedofilia”.

Os advogados Igor Tamasauskas e Beatriz Logarezzi, representantes de Vera, afirmaram à Justiça que as declarações faziam parte de uma ofensiva articulada por aliados de Bolsonaro para constranger jornalistas críticos ao governo. Segundo a defesa, Zambelli “disseminou inverdades e ofendeu gravemente” a honra da profissional.

Continua depois da publicidade

Em contestação, a deputada alegou ter apenas reproduzido a fala de terceiro — no caso, Bolsonaro — e sustentou que exerceu o direito à liberdade de expressão, protegido pela imunidade parlamentar. “Não há nenhuma ilicitude na conduta”, disse a defesa.

Em fevereiro, o juiz Paulo Pinheiro, da 43ª Vara Cível de São Paulo, havia determinado apenas a remoção dos posts, sem fixar indenização. Vera recorreu, e agora o TJ-SP ampliou a condenação, determinando o pagamento dos R$ 20 mil.

Zambelli está presa na Itália. Ela foi condenada após decisão do Supremo Tribunal Federal no inquérito que apura sua participação na tentativa de fuga do país.

Continua depois da publicidade

 

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement