Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

POLÍTICA

Líderes mundiais parabenizam Trump antes de projeções confirmarem vitória

Publicado em

Antes mesmo que a imprensa ou institutos de pesquisa eleitoral pudessem oficializar a vitória de Donald Trump sobre Kamala Harris nas eleições presidenciais dos Estados Unidos, líderes mundiais se anteciparam e parabenizaram o republicano pela vitória no pleito.

O primeiro líder mundial a se manifestar foi o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, que chamou o republicano de ‘amigo’ e disse que a eleição é o ‘recompromisso à grande aliança entre Israel e EUA’.

“Queridos Donald e Melania Trump, parabéns pela maior volta da história! Seu retorno histórico à Casa Branca oferece um novo começo à América e um poderoso recompromisso à grande aliança entre Israel e América. Esta é uma vitória gigantesca”, escreveu Netanyahu na rede social X.

Continua depois da publicidade

O presidente da França, Emmanuel Macron, parabenizou Donald Trump e disse estar pronto para trabalhar ao lado do novo mandatário estadunidense: “Parabéns, presidente Donald Trump. Estou pronto para trabalhar junto como fizemos por quatro anos. Com as suas convicções e eu com as minhas. Com respeito e ambição. Por mais paz e prosperidade”.

Volodymyr Zelenskiy, presidente da Ucrânia, publicou um longo texto na rede social X parabenizando Trump. Zelenskiy relembrou reuniões com o republicano e disse ‘aguardar ansiosamente por uma era de fortes EUA sob a liderança do Presidente Trump’.

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, também enviou uma mensagem de parabéns a Trump e citou que os EUA e a União Europeia têm uma ‘aliança duradoura e um vínculo histórico’.

Keir Starmer, primeiro-ministro do Reino Unido, parabenizou Donald Trump por uma ‘vitória eleitoral histórica’ e afirma que ‘está ansioso para trabalhar com o republicano pelos próximos anos’.

O premiê da Índia, Narendra Modi, afirmou que deseja renovar a colaboração entre seu País e os EUA em uma ‘parceria estratégica e de compreensão global’, em mensagem de congratulações a Trump.

Olaf Scholz, chanceler da Alemanha, parabenizou Trump e disse que, por um longo tempo, ‘Alemanha e EUA vêm trabalhando juntos e com sucesso, promovendo prosperidade e liberdade em ambos os lados do Atlântico”.

Nem todas as reações foram positivas, no entanto. No Kremlim, não há planos para parabenizar Donald Trump, de acordo com o porta-voz do governo russo, Dmitry Peskov, que acrescentou que as pessoas não devem se esquecer que os EUA ainda são um país hostil à Rússia.

Peskov afirmou, ainda, que os EUA são capazes de mudar a trajetória de sua política externa, mas ‘veremos em janeiro’, quando Trump assumir o cargo, se isso acontecerá.

Sami Abu Zuhri, uma autoridade do grupo militante palestino Hamas, disse também que Donald Trump será testado em suas declarações de que pode parar a guerra na Faixa de Gaza em poucas horas como presidente dos Estados Unidos.

“Pedimos a Trump que aprenda com os erros do (presidente Joe) Biden”, disse Abu Zuhri à Reuters.

 

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress